Campeões Ana e Tozé Rolo “mergulharam” na política mas continuam ligados à natação

Posted by
Spread the love

Foto de Jot´ Alves

António José Rolo  iniciou-se na natação por recomendação médica. O campeão arrastou a irmã Ana Lúcia para a modalidade e também se tornou numa campeã.

António José Rolo, 33 anos, iniciou-se na natação por recomendação médica. Entretanto, tomou-lhe o gosto e sagrou-se campeão nacional de 100 e 200 metros costas infantil e juvenil.

 Igualou o recorde nacional de juvenis de 200 metros costas em piscina curta e nadou ao serviço da seleção.

O auge da sua carreira foi alcançado entre finais da década de 80 e início da de 90. “Comei porque sou asmático”, revela o campeão. Foi um bom remédio, que lhe valeu ainda várias medalhas.

Tozé Rolo continua ligado à natação, na qualidade de diretor do Ginásio Clube Figueirense (GCF), o seu emblema de sempre, com o pelouro das escolas e da piscina. Já foi formador do clube.

Ana Lúcia Rolo, 29 anos, igualmente atleta do Ginásio, conquistou o campeonato nacional de natação de 200 metros costas infantil, em 1989. Ainda compete, na categoria de masters, tendo conquistado o título de campeã nacional em 2008. Também é campeã de remo.

“Comecei por acompanhar o meu irmão, para aprender a nadar, e depois ficou o bichinho”, conta a campeã. Ana é vice-presidente do GCF e tem sob a sua alçada a secção de competição.

 Da natação para a política. Mais uma vez, Tozé levou a irmã consigo, desta feita para a política. Só que nestas paragens nada-se em águas turvas e agitadas e os irmãos Rolo gostam de águas límpidas e calmas.

 “Entrei na JSD pela amizade que tinha com um militante”, esclarece Tozé, afirmando que não tem ambições nem tempo para investir numa carreira política.

Ele é membro da Assembleia de Freguesia de S. Julião da Figueira da Foz, eleito pelo PSD. Ana Lúcia é vereadora do PSD na Câmara da Figueira da Foz e vice-presidente da mesa do plenário da mesma estrutura partidária.

“Para já, não tenho projetos para enveredar por uma carreira política a tempo inteiro. Mas, se se proporcionar, e desde que se coadune com os meus valores, não rejeitarei essa oportunidade”, admite a autarca.

Os dois irmãos trabalham na empresa familiar (Bisefil), sedeada na Figueira da Foz, com os pais

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.