Vamos todos plantar Portugal

Posted by

O Município de Seia associou-se ao Movimento de Cidadãos Plantar Portugal, que visa contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das gerações vindouras.

Nesse sentido, a autarquia procedeu a plantação na Mata do Desterro, local onde decorreram várias atividades, integradas na Semana de Reflorestação Nacional, como saídas de campo para sementeira e plantação com recurso a espécies nativas da região, em cooperação com as escolas do concelho e o grupo de cidadãos “Reflorestar a Serra da Estrela”.

Entretanto, o município de Seia, através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), vai dar seguimento às ações de sementeira e de plantação na Mata do Desterro, que tiveram início em novembro com a próxima saída agendada para 12 de dezembro. À semelhança das iniciativas anteriores, esta incide sobre áreas ardidas da Mata do Desterro, utilizando espécies de árvores nativas.

As iniciativas até agora realizadas levaram à plantação de dois hectares de terreno com 1.075 árvores, designadamente carvalhos, freixos e castanheiros e a sementeira de duas mil bolotas.

A sementeira e grande parte da plantação de 659 árvores, tiveram origem numa atividade que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, nomeadamente do Solar do Mimo, Casa Santa Isabel, Escuteiros de Seia, entre outras. As restantes são fruto do trabalho desenvolvido em novembro, com as escolas do 2.º e 3.º ciclo da Abranches Ferrão, Tourais/Paranhos e Evaristo Nogueira. As saídas para sementeira e plantação programadas para a Mata do Desterro realizam-se em colaboração com o grupo “Reflorestar a Serra da Estrela” e integram as medidas propostas pela autarquia para compensar os impactos decorrentes da realização da Fiagris.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.