Propostas criativas para os mais pequenos

Longe vai o tempo em que a família (alargada) ou a vizinhança próxima assegurava a guarda e ocupação das crianças em tempo de férias. E as férias desses tempos (lembram-se?) eram dias largos e luminosos, mesmo de joelho esfolado e arrufos certos. Nos dias que correm, a vida afastou as pessoas, a proximidade é difícil e as crianças, essas, vivem cada vez mais entre a escola e a casa… Até às férias escolares.

Então, o desespero cresce entre os pais. O que vale é que os miúdos, que é como quem diz os pais, têm hoje um leque alargado de escolhas: e as férias escolares transformaram-se em motivos de interesse dos mais diversos, da ciência à expressão dramática, passando pela natureza, as artes plásticas ou o desporto.

Sem qualquer pretensão de abarcar as muitas e diversas propostas por toda a região, o DIÁRIO AS BEIRAS deixa nestas páginas algumas pistas possíveis, partindo do princípio certo que, hoje, a informação circula abundantemente, sobretudo no espaço livre do suporte digital.

Em Coimbra, há algumas propostas “clássicas” a considerar: do Exploratório ao Museu da Ciência, passando pelo Jardim Botânico e pela Oficina Municipal do Teatro, com O Teatrão.

No Museu da Ciência da Universidade de Coimbra – Laboratório Chimico, o desafio é o de “fotografar o Natal”, em oficinas a decorrerem entre 21 e 30 de dezembro, para crianças e jovens dos cinco aos 16 anos. A intenção é ajudar cada um a criar o seu postal personalizado, experimentando técnicas fotográficas úteis para impressionar família e amigos: a ciência e o lúdico sempre de mãos dadas. A participação tem um custo de 17 euros e a inscrição deve fazer-se pelo telefone 239 85 4 350 ou para o e-mail geral@museudaciencia.org.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.