Passagem inferior da Ponte Açude já reabriu ao trânsito

Posted by

Foto Gonçalo Manuel Martins

Os automóveis já podem circular no tabuleiro inferior da Ponte Açude. Cortado ao trânsito desde o passado dia 2 de Agosto, devido às obras da escada de peixe, esteve para ser aberto a meados do mês de Setembro.

Só que, complicações surgidas no plano de obra, que decorrem, fundamentalmente, da tipologia do açude, obrigaram a que as obras tivessem de ser proteladas até ao início desta semana.

Em concreto, a meados de Setembro, quando os responsáveis técnicos do INAG esperavam encontrar uma estrutura em “U” acabaram surpreendidos com uma bem diversa, em duplo “L” – consentânea, aliás, com a antiguidade e datação do projeto original.

Desta forma, tornou-se necessário reforçar o suporte das duas condutas que a empresa Águas do Mondego ali tinha instaladas.

Em simultâneo, foi também identificado um “conflito de águas”, nas imediações da zona em obra. Aparentemente, em causa uma nascente – conhecida como do Almegue –, cujo caudal estaria a dispersar-se e, mesmo, a misturar-se com o rio.

Resolvidas que estão estas questões, a passagem inferior reabriu agora ao trânsito, permitindo servir de escoamento ao trânsito que se dirige de e/para a margem esquerda.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.