Guarda: a República – 811 anos da cidade

Spread the love

Os saberes expressos pela prática da animação sociocultural podem ser compreendidos a diferentes níveis, nomeadamente no político.

No discurso e actuação política a animação sociocultural, deve ser inserida numa perspectiva de cidadania activa, face aos problemas existentes na sociedade portuguesa como sejam a desintegração social à ausência de uma cultura de vivência e de convivência em grupo.

Hoje tende-se para o predomínio de uma “cultura” virtual desfasada da vida, assente no virtual onde as pessoas vivem a partir das vidas dos outros.

Acreditamos que o futuro da animação sociocultural, tem de centrar-se na dinâmica comunitária, trabalhando a partir dos projectos das pessoas, que fazem parte das associações.

A animação é um fim em si mesmo, um processo interactivo, um meio de aperfeiçoamento pessoal e colectivo, dando sentido às experiências humanas, e contribuindo para a emancipação e transformação das pessoas.

O homem obtém parte da sua realização, participando na comunidade, valorizando culturas ancestrais, lutando por valores, partilhando saberes, promovendo assim a qualificação das relações interpessoais e o diálogo entre pares.

O homem é um criador de sonhos cuja formação se abre à vida, aprende com ela, e potencia esse conhecimento das formas mais diversas!

Daí a importância que neste desiderato, têm as associações e os clubes culturais e recreativos, nas comunidades locais. Já era assim na Primeira República, em cujo programa educativo encontramos sinais do valor da animação sociocultural, numa atitude generosa e quase romântica, às vezes utópica, mas que se transformou numa bandeira que uniu na acção política, muitos republicanos.

Estes fomentaram a realização de concertos populares, de exposições e de eventos culturais e sociais, na perspectiva do novo ideário de transformação do Homem Novo, da autonomia, da liberdade, da participação, da criatividade, da convivência, da justiça, do bem-estar e da partilha de saberes.

Hoje, tal como no tempo da Primeira República, acreditamos no potencial formador do associativismo e porque transportamos a esperança de um futuro, onde todos somos chamados a participar, o executivo da Câmara da Guarda, encomendou a criação de um espectáculo comunitário ao Teatro Municipal, onde as associações e colectividades culturais e recreativas do concelho, se congregaram num projecto de equipa, enquadrados por actores amadores e profissionais reinterpretando a Guarda na Primeira República e comemorando assim os 811 anos da cidade.

Em tempos difíceis, ficou bem patente que quando o “Amor à Terra” é um determinismo colectivo, é possível vencer obstáculos, unindo esforços, e tornando real a utopia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.