GNR desfere rude golpe na pesca (ilegal) de meixão no Rio Mondego

Posted by
Spread the love

Nos últimos dias, o Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz da GNR levou a cabo uma operação de fiscalização da pesca de meixão (enguia imatura), no Rio Mondego.

A “Operação Alma” mobilizou 32 militares, seis viaturas e quatro embarcações e contou com a participação de elementos da Direção Geral de Pescas e Aquicultura e da Polícia Marítima da Figueira da Foz.

Desenvolveu-se entre a foz, na Figueira, e a zona de Pereira, em Montemor-o-Velho. Daquela iniciativa da GNR resultou a remoção de 34 redes de pesca, vários quilos de meixão e outras espécies que foram de devolvidas ao rio.
As redes removidas, cujo valor ronda os 29 mil euros, levaram ao levantamento de dois autos de notícia pela prática de pesca proibida.

Lembre-se que o meixão é particularmente apreciado, e pago a preços elevados, em Espanha e no Japão.  De salientar que a captura da enguia imatura põe em causa a continuidade da espécie.

A “Operação Alma” contribuiu ainda para uma navegabilidade mais segura no Rio Mondego.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.