O presidente do município de Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), Manuel Monteiro de Pina, esteve em Trancoso no início da semana, tendo reunido com o Júlio Sarmento, na sua dupla função, e com o coordenador da Associação “Raia Histórica”, Sales Gomes.
Manuel Monteiro de Pina explicou que esta visita pretende promover o conhecimento da “realidade de toda a Raia Histórica”, desenvolvendo contactos com os municípios de Pinhel, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo – “vilas muito próximas com Ribeira de Santiago e sobretudo com a Cidade Velha”.
Em termos de museologia, podem instalar-se estruturas em Ribeira Grande de Santiago que já existem na área da Raia Histórica, que abrange Trancoso, Mêda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida.
O presidente do município de Ribeira de Santiago encara esta área para futura cooperação. Reconhece que as autoridades portuguesas e municipais, neste caso, estão abertas e com vontade de colaborar na troca de experiências de projetos e ideias. Essa cooperação pode incidir no desenvolvimento de projetos nas áreas da educação, urbanismo, conhecimento.
Ribeira Grande de Santiago está na disposição de realizar um acordo de geminação com Trancoso.