Lousã na ementa do fim de semana

Posted by
Spread the love

A criatividade comanda a vida dos chefes dos 15 restaurantes aderentes ao festival, pelo que há muito para provar. Reza a história de outras edições que o lombo de porco preto com castanhas, sopa de castanha, cabritinho com castanhas, javali com castanhas, arroz de pato com castanhas, lombo recheado com castanhas e mel, salteado de javali com castanha, tarte de castanhas, requeijão com mel e pudim de castanhas e mel são únicos.

O saboroso lombo com castanhas e migas, acompanhado à sobremesa pelo perfumado pudim de castanhas, mel e Licor Beirão, entra nas contas deste desafio gastronómico.

Talasnicos, Serranitos, Delícias Serranas, Broinhas Doces os Beirões e o Mel DOP Serra da Lousã ajudam também “à causa”.

Além do festival, no sábado e no domingo, a Feira do Mel e da Castanha promove os produtos endógenos (mel, castanhas e também os frutos secos desta época, caso das nozes, avelãs, cogumelos, compotas, entre outros) e mostra a vitalidade da agricultura biológica local.

Os produtos da caça são obrigatórios na agenda do visitante e o comércio local, nomeadamente a hotelaria e a restauração, assim como as empresas de animação, agradecem o esforço da autarquia. O artesanato e a doçaria também não são esquecidos.

Saber mais sobre o mel

Um workshop sobre mel e apicultura é a oferta da Lousãmel para o dia 7 de Novembro.

A iniciativa, que se realiza no Parque de Exposições da Lousã, tem início pelas 09H00 com a receção dos participantes e a primeira sessão de formação dedicada ao tema “Apicultura em modo de produção biológico”.

A ação prossegue com informações sobre a prevenção de furtos de colmeias através de dispositivos de localização GPS. Para as 11H15 está marcada a sessão “Bee-Vital – tratamento alternativo contra a varroa”, a última formação antes do debate e da conclusão do workshop.

Os interessados podem confirmar a sua presença através do endereço eletrónico lousamel@lousamel.pt ou pelo telefone 239 995 249.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.