Freguesia dos Olivais assinala domingo 156 anos

Spread the love

É uma data que merece ser celebrada, não obstante as dificuldades que assolam o país e às quais a freguesia de Santo António dos Olivais não é alheia. Por isso, nas comemorações do 156.º aniversário, o presidente da junta, Francisco Andrade, faz questão de salientar que nenhum dinheiro vai ser gasto. Até porque – adianta –, “numa freguesia com 60 mil habitantes, os apoios na área social são cada vez mais necessários”.

Santo António dos Olivais, a maior freguesia do distrito de Coimbra engloba áreas rurais e urbanas. De acordo com o autarca, “é na área urbana onde se regista maior número de casos de pobreza”.

Além do apoio na área social, Francisco Andrade apela às entidades da cidade para apoiarem as atividades culturais que acontecem na freguesia, nomadamente o Carnaval ou as Marchas Populares. “É urgente que se estabeleçam parceria para que a cidade não perca estes eventos”, advertiu.

Mas domingo o dia é de festa. A cerimónia solene das comemorações do 156.º aniversário da freguesia começa às 14H00, na sede da junta de freguesia com intervenções do presidente da ANAFRE – que falará sobre a “importância da freguesia na democracia participativa” – e da vereadora da Cultura da Câmara de Coimbra – que abordará o tema “Creditação do ‘Bolo e do Mimo’ de Santo António”.

A sessão será encerrada pelo presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação.

As comemorações continuam ao final da tarde no Pavilhão Multidesportos da Solum com um desfile das coletividades da freguesia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.