Eleições na ACIC a pensar na reorganização de serviços

Posted by
Spread the love

Decorrem hoje (18) as eleições para a Associação Comercial e Industrial de Coimbra (ACIC), apenas com uma lista de continuidade. Com o mesmo presidente da direção, Paulo Mendes (das lojas de decoração e tapetes Jorge Mendes), é na presidência da assembleia-geral que surge a novidade: Ernesto Vieira (da Auto-Sueco), que assim regressa à instituição de que já foi dirigente. O presidente do conselho fiscal passa a ser Armindo Gaspar, da Agência da Promoção da Baixa.

As vice-presidências da direção ficam com Miguel Coimbra (Agrocoimbra), no setor do comércio, e Belarmino Azevedo (Sirmaf), na indústria.

O triénio 2010/12 será crucial para que a instituição se consiga reestruturar porque o grosso do seu financiamento é através de fundos comunitários, que fecham a torneira em 2013, ou o mais tardar em 2014, devido aos previsíveis atrasos na execução dos projetos.

Por isso, ontem, Paulo Mendes, considerou que é necessário preparar a ACIC para os novos tempos, apostando na oferta de “serviços de excelência, rentabilização do património e racionalização dos recursos humanos”.

Garantindo que não haverá despedimentos de funcionários, esclareceu que “é necessário mais formação e sermos mais capazes de responder às exigências”.

Com cerca de 1.300 associados, registou-se uma perda de 50 membros em 2009, cerca de quatro por cento, muito por causa do encerramento de micro empresas com um ou dois funcionários. Este ano a maior dificuldade prende-se com a cobrança de quotas em atraso, que já atingem 10 por cento.

Todavia, como a quotização não representa muito para a tesouraria da ACIC, os principais problemas de dinheiro no fim do ano, prendem-se com atrasos de transferências: “basta que passe um período de recebimento de uma entidade gestora de um determinado programa para surgirem dificuldades”.

Garantindo que “a luta contra a abertura do comércio ao domingo vai continuar”, o recandidato à direção contempla a hipótese de que tal venha a acontecer entre as grandes superfícies, “mas desde que paguem uma taxa de abertura”, a reverter para a requalificação das zonas históricas das respetivas localidades. Outras obras reivindicadas é a reconversão do aeroporto de Monte Real, continuação do Metro Mondego, autoestrada para Viseu e pavilhão multiusos.

As eleições decorrem durante todo o dia de hoje, entre as 10H00 e as 22H00.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.