A identidade de Portugal num Centro de Estudos

O próximo dia 27 de Novembro vai ser um dia muito especial para todas as pessoas que acreditam na importância do desenvolvimento local e regional, amam a história do nosso Portugal e de cada um dos concelhos que compõem este território lusitano, habitado por um povo com uma alma imensa, habituado a sofrer, desiludido com o passado mas esperançado no futuro.

Nesse dia, em Penela, será inaugurado o Centro de Estudos de História Local e Regional Professor Salvador Dias Arnaut, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, penelense e um português que viveu sempre a sua vida de forma intensa.

A antiga casa onde viveu o Professor Salvador Dias Arnaut, cedida pela sua família ao Município de Penela, encontrará novos desígnios, tendo como ponto de partida o imenso espólio de monografias da sua biblioteca, ao qual se juntam centenas de livros e publicações de praticamente todos os municípios de Portugal.

Neste Centro de Estudos, desenvolver-se-ão teses de mestrado e doutoramento ligadas à História e ao desenvolvimento local e regional, criar-se-á uma plataforma digital, permitindo que investigadores identifiquem o CEHLR Salvador Dias Arnaut, como um local diferenciado e dedicado à história de cada canto do nosso Portugal.

O espaço localizado na encosta do Castelo de Penela será lugar de uma agenda cultural gerida em cooperação pela Faculdade de Letras da UC e pelo Município de Penela, configurando, nas áreas mais clássicas do saber, uma iniciativa pioneira de ligação entre o Poder Local e a Universidade, valorizando-se mutuamente.

Deste modo, investigação, novas tecnologias, cultura e património conviverão neste Centro de Estudos, em pleno centro histórico de Penela, formatando mais uma peça na valorização de uma das vilas mais bonitas e inspiradoras de Portugal.

Para além de concretizar esses vários objectivos, o local será aberto a todas as pessoas que pretendam simplesmente ler um livro da história de um pedaço do nosso Portugal, ou navegar pelo mundo, através da internet. Fazê-lo numa sala ou num terraço com vista sobre a majestosa Serra da Lousã será um pequeno privilégio de todos os que por lá passarem.

Nesse dia, simbolicamente, realizar-se-á como primeira actividade cultural do Centro de Estudos, um colóquio dedicado ao bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano, um dos precursores do municipalismo em Portugal, como poder próximo das pessoas em contraponto com a centralização do Estado.

Assim, Penela afirma-se como vila medieval que, para além da sua monumentalidade, também consegue atrair investigação na área da História, juntando o saber científico da Universidade de Coimbra e criando um novo valor para o território.

Portugal será tão mais capaz de fazer o seu caminho de futuro, quanto mais conseguir aproveitar a sua identidade. Um país de mar, de montanha, carregado de história, de floresta imensa, gastronomia ímpar, com pessoas criativas e inovadoras. Junte-se-lhe rigor, planeamento e exigência, talvez esteja encontrada a nação de outrora, pequena mas referencial na Europa e no Mundo, aproveitando esse enorme património que é a língua Portuguesa.

É este Portugal que é retratado simbolicamente neste novo espaço de cultura que homenageia uma grande personalidade de Coimbra e de Penela, o saudoso Professor Salvador Dias Arnaut.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.