Espetáculo multifacetado no fim de ano na Figueira da Foz (com podcast)

Posted by
Spread the love
 

Pedro Malta

 

 

| Open Player in New Window

Pedro Malta está à frente da administração da empresa municipal Figueira Grande Turismo (FGT) há um ano. Nesta entrevista, publicadada no dia em que a empresa municipal da Figueira da Foz apresenta o programa da passagem de ano, levanta um pouco o véu da animação de 2011 .

P- Sente-se o administrador de uma hipotética comissão liquidatária da FGT, tendo em conta que a câmara pode vir a extingui-la?

R- Tenho trabalhado em prol do turismo da Figueira e não estou a pensar se a empresa vai ou não acabar. O modelo a definir é uma tarefa da competência da câmara.

P- Como vai ser o espetáculo de passagem de ano?

R- Vamos apostar num espetáculo multifacetado, com um parceiro local. Este ano, tem um orçamento de 75 mil euros, menos de metade do de 2009.

P- O figurino do Carnaval do próximo ano também vai ser alterado?

R- Devido às restrições financeiras, temos de reenquadrá-lo, e isso significa alargar a base, ou seja, criar uma comissão.

P- Vai chamar elementos da organização do antigo Carnaval de Buarcos?

R- Com certeza que sim.

P- Também vai haver mudanças nas Festas de S. João?

R- Sim. Este ano, houve pouca adesão. Vai haver uma novidade, que é uma marcha de S. Julião. Tenho a expectativa de podermos ter seis, sete marchas do concelho.

P- Com a ocupação do espaço pela instalação temporária do Mercado Municipal, a Feira das Freguesias vai ficar sem estacionamento. Aonde é que vai ser realizada?

R- A alternativa vai ser definir quando se discutir o orçamento. Temos de falar, também, com os presidentes de junta.

P- Tem novidades para a animação de verão?

R- Vamos continuar a potenciar o produto sol e mar. Como complementaridade, temos que o turismo náutico, de natureza, cultural, de negócios e gastronómico. Queremos, ainda, voltar a ter a motonáutica, antes do S. João. Em setembro vamos continuar a apostar no surf. E agosto, porque a cidade está cheia, é o mês em que vamos realizar menos eventos.

P- Que mudanças vão ser feitas na “Figueira Gastronómica”?

R- Estamos a trabalhar para criarmos um verdadeiro festival de peixe onde os restaurantes estejam presentes, num espaço público e com animação. Mas existem outros eventos que não podem ser esquecidos pela FGT, como o Festival de Enguias de Armazéns de Lavos e a Festa da Sardinha do Coliseu Figueirense. Gostava que a Festa da Sardinha do coliseu se transformasse na verdadeira festa da sardinha do concelho.

Esta entrevista pode ser ouvida na íntegra no programa “Clube Privado” da Foz do Mondego Rádio (99.1FM), às 19H00 de sexta e sábado e às 22H00 de domingo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.