Traineira naufragou à entrada do porto da Figueira da Foz

Uma traineira naufragou hoje de madrugada à saída da barra do porto da Figueira da Foz, com 17 pescadores a bordo, que foram salvos de imediato, disse o comandante do Porto, Malaquias Domingues.

A traineira “Vila de Buarcos”, embarcação da pesca da sardinha, tem 27 metros de comprimento e naufragou quando saía para a faina, ao início da madrugada de hoje, pelas 00H20.

“Os 17 pescadores que seguiam a bordo foram salvos de imediato por outras embarcações que saiam da barra [do porto] em companhia”, disse Malaquias Domingues.

A traineira encontra-se a “cerca de seis ou sete” metros de profundidade, em pleno canal de navegação do porto da Figueira da Foz, impedindo a entrada e saída de outras embarcações, adiantou.

O porto da Figueira encontra-se encerrado desde as 00H20, hora do naufrágio, “impossibilitando, para já, toda a navegação”.

“A embarcação está no fundo do canal e já se moveu desde o naufrágio. A barra está encerrada enquanto não se determinar quais os perigos para a navegação, nomeadamente para a comercial”, frisou o comandante do Porto.

Segundo Malaquias Domingues, o naufrágio não foi resultado do estado do mar ou condições climatéricas adversas mas sim “de uma avaria na embarcação”.

“Começou a meter água e afundou-se de imediato”, explicou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.