O livro que ajuda Marinha das Ondas

Posted by

Podia ser apenas mais uma apresentação de um livro aquela que reuniu, ontem, dezenas de pessoas na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Marinhense, em Marinha das Ondas. Porém, à semelhança dos lançamentos das suas três anteriores obras, Manuel Cintrão conseguiu mobilizar a população do concelho em torno de uma boa causa.

As receitas das vendas de “Musgo e Caliça da Memória- Contos” revertem, na totalidade, para a junta. O autor, natural daquela freguesia do extremo sul do concelho, começou a escrever o livro há dois anos e meio, com o propósito dos anteriores: ajudar a colmatar as carências culturais e educativas de Marinha das Ondas. Com o patrocínio da Lusiaves o livro ganhou forma.

A realização pessoal é o único lucro que obtém. “Dá-me um grande prazer deixar estes livros aos meus conterrâneos”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS. “Musgo e Caliça da Memória- Contos” reúne histórias de pessoas que Manuel Cintrão conheceu e que já faleceram, assim como outras histórias que apenas ouviu, de pessoas com as quais nunca chegou a cruzar-se.

“Modos de vida”, como descreve, sempre transpostos para o papel com algum humor. As personagens estão ligadas à freguesia de onde é natural mas também a todo o concelho da Figueira e Pombal. “São vários contos sobre pessoas que marcaram gerações, a minha vida e a vida das pessoas que aqui vivem”, explica. Este, não esconde, é mais um livro que reflete o seu amor à região onde nasceu (atualmente reside em Lisboa) e que, de certa forma, imortaliza várias pessoas e as suas histórias.

A dinamização da vida cultural nas escolas é o destino do dinheiro angariado, segundo o presidente da Junta de Marinha das Ondas, Manuel Nada, com o intuito de “proporcionar mais conhecimento” às crianças do ensino pré-primário e básico. Para além de obras e várias melhorias que vão ser levadas a cabo nos estabelecimentos de ensino, diz.

O livro de Manuel Cintrão pode ser adquirido, por 15 euros, na junta e na livraria de Marinha das Ondas. Posteriormente, vai também estar disponível noutras juntas de freguesia e em algumas livrarias de todo o concelho.

One Comment

  1. Pingback: Novo Livro ” Musgo e Caliça da Memória – Contos ” contos de Manuel da Costa Cintrão « Borda do Campo

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.