Mais uma grande festa do cinema francês em Coimbra

Em sete dias, a XI Festa do Cinema Francês levará ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) um total de 17 filmes dos diversos géneros, seis dos quais em estreia absoluta e todos com legendagem em português.

Ontem (27), na apresentação que decorreu na Casa Municipal da Cultura, a diretora da Alliance Française de Coimbra, entidade coorganizadora da festa com o Instituto Franco-Português, destacou o crescendo de público em Coimbra, no qual aposta novamente.

Acompanhada por Cristina Robalo Cordeiro, vice-reitora da Universidade de Coimbra, especialista e assumida divulgadora e dinamizadora da cultura francófona, Maria José Azevedo Santos, vereadora da Cultura, e Isabel Nobre Vargues, diretora do TAGV, Marion Mistichelli destacou as parcerias que, na cidade, têm permitido o crescimento do festival que, em 2009, registou um total de 5.500 espetadores.

Afirmando a “marca” que é já a Festa do Cinema Francês em Coimbra, Isabel Nobre Vargues chamou a atenção para a “língua que é um pouco mãe de muitas gerações e com a qual muita gente aprendeu a pensar”.

Já Cristina Robalo Cordeiro apelou à luta necessária contra o “monopólio hegemónico” do inglês e de como ele se consegue com a afirmação das restantes línguas, como o francês.

O preçário foi novamente pensado, como ontem salientou Marion Mistichelli, para permitir a um público alargado o acesso à festa do cinema. O bilhete de sessão custa 3,50 euros, as sessões infantis mantêm o preço simbólico de um euro e o preço geral (para cinco entradas e que pode ser utilizado por diferentes espetadores) é de 12 euros.

A XI Festa do Cinema Francês tem toda a informação disponível em www.festadocinemafrances.com.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.