IPL adapta brinquedos para crianças com deficiência

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) anunciou hoje a campanha “Mil brinquedos, por Mil sorrisos”, que visa angariar brinquedos e adaptá-los a crianças portadoras de deficiência.

Esta campanha, que surgiu através do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do IPL há três anos, consiste em recolher qualquer tipo de brinquedo com um sistema eletrónico simples (botão on/off), que serão transformados em brinquedos passíveis de ser utilizados por crianças com necessidades educativas especiais.

A adaptação dos brinquedos será feita pelos alunos e professores do curso de Engenharia Eletrotécnica do IPL, em colaboração com outros estudantes e escolas que se queiram associar.

“Não há no mercado brinquedos para este tipo de crianças”, referiu o presidente do IPL, Nuno Mangas, que lançou um desafio a toda a sociedade civil para participar, doando brinquedos.

O objetivo é alcançar os mil brinquedos, que serão doados a todas as Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral do país, na Gala da Inclusão, que decorrerá no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 3 de dezembro, com a presença de Maria Cavaco Silva, madrinha da campanha.

O coordenador do curso de Engenharia Eletrotécnica, Nuno Rodrigues, revelou que está a ser desenvolvido um botão externo sensível ao toque, que servirá para as crianças ligarem e desligarem o brinquedo.

Para o responsável não é pelo desafio da tarefa que estão envolvidos, uma vez que consideram a adaptação “nada de extraordinário, abraçamos a causa pela grandeza e relevância do desafio”, salientou.

Os brinquedos podem ser entregues nas escolas do IPL, no LeiriaShopping, na FNAC e em vários instituições públicas.

No entanto, “todas as pessoas podem organizar um posto de recolha e ligar-nos para irmos buscar os brinquedos”, referiu a coordenadora do CRID, Célia Sousa.

O IPL realiza a primeira sessão de adaptação dos brinquedos na quarta feira.

Esta ação sucede à campanha “Um brinquedo por um sorriso”, que no ano passado angariou cerca de 600 brinquedos, dos quais 400 estavam em condições de ser adaptados. Em 2008, foram oferecidos cerca de 200 brinquedos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.