Guitarra portuguesa de novo em Coimbra

Spread the love

 

Foto de Luís Carregã

A Guitarra portuguesa volta a estar, a partir de amanhã (16) e até ao próximo dia 24, no centro das preocupações dos músicos e especialistas convocados pela Orquestra Clássica do Centro (OCC) para mais uma edição dos Encontros Internacionais que se realizam em Coimbra desde 2007.

O programa – onde há a destacar as homenagens a Antero da Veiga e Artur Paredes – decorre integralmente no Pavilhão de Portugal, a Casa da Música da OCC, e tem entrada gratuita.

Organizados de novo com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, os IV Encontros Internacionais da Guitarra voltam a ter como grande objetivo, de acordo com Emília Martins, presidente da direção da OCC, “divulgar e valorizar o património musical português, seguindo os acordes da guitarra portuguesa”.

Na apresentação do evento, Emília Martins declarou a sua satisfação com as anteriores edições dos Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa, uma vez que têm contribuído para a divulgação e internacionalização dos seus intérpretes”.

A sessão de abertura dos IV Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa decorre amanhã, às 21H00, com a inauguração da exposição “A guitarra na vida de um político e diplomata – Anthero da Veiga”, seguindo-se um concerto da Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro Artur Pinho Maria.

“Re(co)antar Coimbra”

Do programa fazem parte, nomeadamente, obras de Artur Paredes, Carlos Paredes, Luis Goês, Fernando Alvim, Ricardo Gama Marques, Antero da Veiga e Francisco Filipe Martins, com arranjos de Virgílio Caseiro, Eurico Carrapatoso e Ricardo Marques.

A acompanharem os músicos da OCC estarão Ricardo Marques (guitarra portuguesa) e Fernando Alvim (guitarra clássica).

Domingo, segundo dia dos encontros ficará marcado pela homenagem a Anthero da Veiga – “Re(co)antar Coimbra” –, com início agendado para as 17H00, com a apresentação do livro “Antero da Veiga: Republicano, diplomata, guitarrista”, da autoria de Quaresma Ventura. Luís Reis Torgal fará uma comunicação.

Na ocasião, irá ainda acontecer a apresentação de quatro peças instrumentais de Antero da Veiga, por Manuel Alte da Veiga e Octávio Sérgio (guitarra).

Do restante programa, destaque para “Dança com canto, piano e guitarra”, com Álvaro Aroso (guitarra portuguesa), Rita Dourado (piano) e José Santos Paulo (tenor), a 20 de outubro.

Seguem-se, a 22, 23 e 24 de Outubro, as seguintes propostas: “Noite de Coimbra”, com apresentação de Jorge Cravo, numa homenagem a Artur Paredes pela Secção de Fados da Associação Académica de Coimbra (por ocasião dos 30 anos do seu falecimento); concerto “Fado sinfónico”, com Anabela (voz), Ricardo Marques (guitarra portuguesa) e o Quinteto de Cordas da OCC; e, finalmente, o concerto de encerramento pelo Quarteto de Cordas da OCC, com obras do compositor caboverdeano Vasco Martins.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.