Coimbra tem a melhor média dos exames nacionais

Spread the love

Coimbra é o distrito do país com melhor média nos exames nacionais do ensino secundário, destronando Lisboa por milésimas, e lidera em três das quatro disciplinas com mais provas realizadas na primeira fase.

Tendo em conta as 16 disciplinas escolhidas pela agência Lusa, as provas realizadas no distrito de Coimbra registam uma média de 11,118 valores, numa escala de zero a 20, enquanto em Lisboa a média foi de 11,115 valores.

No terceiro lugar surge Leiria, com 11,10 valores, seguido de Aveiro, com 10,96 valores, e do Porto, com 10,92 valores.

Lisboa e Porto são naturalmente os distritos onde se realizaram mais provas pelos alunos internos, na primeira fase, nas 16 disciplinas selecionadas.

Por oposição, Portalegre tem a média mais baixa, à semelhança do sucedido em 2009, com 9,55 valores, seguido pelos Açores, com 9,82, e Bragança, com 9,87.

Ainda abaixo estão os estabelecimentos de ensino no estrangeiro, que registaram 9,13 valores.

Além de liderar em termos globais, Coimbra apresenta ainda as melhores médias em três das quatro disciplinas que tiveram mais provas realizadas na primeira fase: Matemática A (média de 13,19 valores), Biologia e Geologia (10,36) e Física e Química A (9,24).

Na prova de Português, a que teve mais exames realizados na primeira fase, Santarém é o distrito com melhor média (11,67 valores), enquanto Coimbra é terceiro, com 11,30 valores.

No entanto, Coimbra lidera ainda a Espanhol (iniciação-bienal) e a Economia A, enquanto Leiria é o melhor a História A, Geografia A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais.

Em Castelo Branco estão os melhores alunos de Desenho A e Matemática B. Bragança obteve a melhor média nacional a Francês (continuação-bienal) e Aveiro a Inglês (continuação-bienal).

Guarda foi melhor a Literatura Portuguesa e as regiões autónomas destacaram-se pela positiva a História da Cultura e das Artes (Madeira) e a Geometria Descritiva A (Açores).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.