Museu do Pão faz bustos dos 19 Presidentes

Spread the love

O Museu Nacional do Pão (MNP), em Seia, vai apresentar uma exposição com os bustos dos dezoito Presidentes da República, feitos em massa de pão, como forma de assinalar o centenário da instauração da República em Portugal.

A exposição “Há cem anos a República…”, vai ser inaugurada no dia 25 e estará aberta ao público até 25 de agosto de 2011, “data do primeiro dia de mandato do primeiro Presidente da República eleito, Manuel de Arriaga”, adianta à Lusa Laura Quaresma, responsável do museu.

Os bustos foram concebidos pelo artista plástico ucraniano Guena e são feitos em massa de pão “à qual é adicionada uma porção de açúcar em pó para ajudar o endurecimento da massa”, explica Laura Quaresma.

Esta exposição conta com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e vai ser inaugurada pela historiadora Maria Fernando Rollo, elemento desta comissão.

O MNP é um museu privado que “recolhe, preserva e exibe as tradições, a história, a arte e a cultura do pão nacional” e a exposição “Há cem anos a República…”, insere-se no âmbito das exposições temporárias “onde as vertentes artística e didática são claramente assumidas”, refere a organização.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.