Mega arroz da Benfeita chegou ao Guinness

Posted by
Spread the love

 

O nome da aldeia do xisto da Benfeita entrou para o livro dos recordes do mundo por ter servido no domingo 449,81 quilos de arroz doce, confecionado num tacho gigante, com 1,10 metros de diâmetro por um metro de altura e 40 centímetros de pé, e mexido com colheres de pau com dois metros de altura, a todos os munícipes e visitantes que se deslocaram à aldeia do concelho de Arganil.

No total, foram cerca de 1.200 pessoas que provaram esta iguaria que começou a ser servida gratuitamente, pelas 17H00, na principal rua da aldeia, e que foi feita ao longo de quatro horas com a colaboração da população da Benfeita. Tratou-se de um mega arroz doce, sendo que para a sua confeção foram utilizadas grandes quantidades de ingredientes, nomeadamente 45 quilos de arroz, 50 quilos de açúcar, 50 litros de água e cerca de 270 litros de leite, além da casca de limão e canela.

A par da iniciativa decorreu uma feira de artesanato, no Lugar do Areal, que contou com a participação de 12 artesãos da freguesia, que aproveitaram a ocasião para dar a conhecer os seus produtos tradicionais, nomeadamente as colheres de pau, as casas de xisto e a serradura, bebida típica das Luadas.

Batido recorde do mundo

O objetivo foi bater o recorde do mundo, destronando a vila grega de Serres, uma localidade do norte da Grécia, que desde 6 de Junho detinha o título com uma quantidade de 303,74 quilos de arroz doce. Segundo a organização, na confeção da sobremesa tradicional da Benfeita estiveram envolvidas cerca de 12 pessoas, “umas a mexer o arroz, outras a fazer as medidas e a colocar os ingredientes”. As colheres de pau também foram feitas e oferecidas por um artesão da Benfeita.

Nuno Gonçalves garantiu que “as pessoas da terra dizem que o arroz doce da Benfeita é o melhor do mundo”, uma vez que “é mexido com dedicação e amor”. Segundo o também responsável pelo Quiosque da Benfeita, que durante o verão dinamiza diversas atividades nesta aldeia do xisto, os habitantes ofereceram-se também para “fazer a decoração das travessas do arroz doce com canela”, servindo-o em seguida nas mesas colocadas ao longo da principal rua.

Coube à organização comprar os ingredientes, não tendo havido apoios para isso. Contudo, “para o ano parece que há patrocinadores interessados”, anunciou Nuno Gonçalves, agradecendo a todos os que contribuíram para que o arroz doce fosse “um sucesso”.

Satisfeito por irem até à Benfeita “pessoas de todo o lado”, o presidente da Junta de Benfeita afirmou que a junta “sai a ganhar muito” com a iniciativa, uma vez que “passa a ser visitada e dá a oportunidade de discutir os problemas da Benfeita, para melhorar as estruturas de modo a que a freguesia passe a ser um ponto de referência na actividade turística do concelho”, explicou. Contando que a junta apoiou a confeção do mega arroz doce, embora “de uma forma mais discreta”, Alfredo Martins afirmou que o objectivo é “renovar esta ação todos os anos para que seja um evento anual da Benfeita”.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.