Limpeza da Serra da Boa Viagem foi retomada

Posted by
Spread the love

Jot´Alves

O Gabinete Técnico Florestal (GTF) da Câmara da Figueira da Foz está a desmatar as zonas próximas da rede rodoviária primária da Serra da Boa Viagem. Conta com o apoio de duas brigadas de sapadores florestais. Nesta primeira fase é dada prioridade à limpeza junto às estradas, mas o objetivo é avançar 50 metros no interior da floresta, a fim de proteger as vias públicas e as zonas de lazer de potenciais incêndios.

Escondidos entre a vegetação, foram encontrados antigos caminhos e zonas de lazer. Um dos “achados” é uma mesa de pedra para piqueniques. Encontrava-se a escassos metros de uma das estradas pavimentadas. Entretanto, foram tapados os buracos que estavam a tornar intransitáveis as principais vias da Serra da Boa Viagem.

Aquele gabinete foi criado há cerca de sete anos, no âmbito de um protocolo celebrado entre a autarquia figueirense e a tutela das florestas, e está inserido na Proteção Civil. Tem por missão garantir a limpeza e a conservação dos espaços de lazer da serra e da rede viária principal.

“Acho que é fácil constatar que a serra estava abandonada, embora se tivesse garantido a limpeza e a manutenção de algumas zonas consideradas prioritárias”, declarou o vereador António Tavares. Quando tomou posse, o atual executivo anulou o concurso para o preenchimento de uma vaga para um licenciado em engenharia florestal. O processo ficou sem efeito porque, afinal, o horto municipal dispunha do recurso humano. De seguida, procedeu à reativação do referido gabinete, para poder aceder a verbas comunitárias para a limpeza florestal.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.