Coimbra ao sprint

Spread the love

Foto de Gonçalo Manuel Martins

Realiza-se, amanhã, na Pista do Parque Verde do Mondego, o Campeonato Nacional de Sprint.

Trata-se da última prova do quadro competitivo nacional, onde ficará decidido o campeão nacional de clubes.

A Académica parte com fortes expectativas na conquista do título, pese embora a curta vantagem (apenas 26 pontos) para o Infante D. Henrique.

No entanto, os bons resultados conquistados no último “Nacional” de Verão justificam as ambições estudantis, em particular na prova de shell-de-oito.

Amanhã, o Rio Mon­de­go recebe 400 atletas (123 tripulações), em representação de 13 clubes, com as eliminatórias (21) a realizarem-se entre as 10H00 e as 12H30, ficando a tarde reservada às 24 finais (das 14H30 às 17H45).

Para Afonso Pais de Sousa, presidente da secção de Desportos Náuticos da Académica (organizadora do evento), são muitas as expectativas em torno da conquista nacional, opinião partilhada por Luís Providência, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Para o autarca, tal “é motivo de orgulho para a cidade e satisfação pessoal”, destacando o trabalho desenvolvido pela secção estudantil ao nível competitivo e de formação. Providência frisa a capacidade organizativa da Académica, possível graças à experiência adquirida nos últimos anos. Recorde-se que Coimbra recebe esta prova pelo 4.º ano consecutivo, o que reflete o reconhecimento por parte da também organizadora Federação Portuguesa de Remo (FPR).

Fernando Ferreira, vice-presidente da FPR, lembra que o trabalho desenvolvido pelos estudantes permite à federação a atribuição deste tipo de eventos, embora lamente a problemática em torno do desassoreamento do rio, que “prejudica este tipo de provas”.

Condições ajudam

Sobre os resultados da Académica, Providência frisa que a existência de boas condições para a prática da modalidade e os técnicos credenciados têm sido fundamentais. O vereador deu como o exemplo a embarcação “Cidade de Coimbra”, que permitiu aos estudantes outros resultados até então nunca alcançados.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.