Vila Nova aposta na agricultura biológica

Posted by

Domingo foi, de novo, dia de mercado tradicional em Vila Nova (Mirando do Corvo). Uma iniciativa da junta de freguesia que pretende sensibilizar os produtores locais para a prática da agricultura biológica.

É, igualmente, um projecto que visa garantir aos agricultores locais o escoamento dos seus produtos, sejam os biológicos, sejam os tradicionais, numa altura em que é cada vez mais difícil ter acesso aos grandes mercados e superfícies comerciais.

E o mercado, a avaliar pela procura, está a ser um sucesso. Consciente da importância que os produtos biológicos começam a ocupar na hora de escolher e comprar, o autarca de Vila Nova decidiu lançar o desafio na freguesia. E, ao mesmo tempo, procura sensibilizar os produtores para uma aposta cada vez mais atenta na qualidade dos produtos tradicionais. Uma aposta que passa pela produção, mas também, para apresentação dos produtos no mercado. E os resultados parecem dar-lhe razão. Tratando-se, na grande maioria, de uma agricultura familiar e até de subsistência, a freguesia tem agora uma forma de escoar os seus produtos da terra.

Ao mesmo tempo, os visitantes são convidados a conhecer as paisagens, a história e património de uma freguesia que recebeu Miguel Torga no início da sua carreira de médico.

E por falar em conhecer… à espera de todos os visitantes está o parque de merendas em plena serra, o observatório e, ainda, os “Sabores da Fraga”. Uma casa “de sabores” numa aldeia tipicamente serrana com casas em granito, envolvidas por muros, altos por protecção de ventos e criação de gado bovino e caprino. A casa situa-se na aldeia de Souravas… que significa sobre águas, um lugarejo privilegiado pela natureza. E basta subir até lá para ver que a descrição está certa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.