Ponte Açude só através do IC2

Spread the love

Durante uma semana, o trânsito na Ponte Açude far-se-á a menos do que meio gás. Tudo por causa do corte de trânsito que hoje terá efeito e que inviabilizará a circulação pela passagem inferior da estrutura rodoviária devido à construção da escada de peixe.

Esta situação não seria catastrófica se, desde o passado 15 de Julho, o acesso à Ponte Açude através da Casa do Sal também esteja cortado ao trânsito automóvel. Tudo devido “à constatação da inesperada evolução de patologias do pilar PB4 do viaduto de acesso Norte/Sul à Ponte Açude”. Ou seja, a passagem inferior serviu, até ontem, como uma das escapatórias ao congestionamento automóvel provocado por este corte de trânsito.

Aliás, a passagem inferior já estava para ser cortada ao trânsito há algum tempo, mas a autarquia conversou com as Estradas de Portugal e com o Instituto Nacional da Água para solicitar alguma compreensão quanto à data em que tal teria lugar.

A situação acabou por ser desbloqueada quando, na passada semana, as Estradas de Portugal comunicaram à autarquia a antecipação para 9 de Agosto da reabertura do tráfego no viaduto de acesso para Sul à Ponte Açude. Como tal, o município aceitou o corte da passagem inferior, deixando as seguintes alternativas a quem quiser entrar no IC2 para Sul, circular na cidade ou deslocar-se para a Estrada da Beira.

ALTERNATIVAS

PONTE RAINHA SANTA

Quem se dirige para Sul e pretende aceder à auto-estrada A1, tem na Ponte Rainha Santa uma boa opção, já que normalmente o trânsito é mais reduzido. O IC2 e posterior entrada na A1 em Condeixa pode dar menos dores de cabeça aos automobilistas.

AVENIDA CONÍMBRIGA

Já tem sido uma das alternativas mais utilizadas nas últimas semanas. A avenida junto ao Estádio Universitário será agora mais requisitada, indo ressentir-se o trânsito dentro da cidade. A Avenida Fernão de Magalhães é uma das passagens obrigatórias.

VALE FIGUEIRAS

Para quem vem da Circular Externa e queira “atalhar” caminho até à zona da Pedrulha, o acesso por Vale Figueiras e Bairro do Ingote é uma opção a ter em conta. É pena que poucos conheçam esta alternativa que pode poupar alguns (bons) minutos.

IC2 VIA PEDRULHA

Durante esta semana será outra das vias mais utilizadas para entrar no IC2 em direcção a Sul. Esta opção levará a que os automobilistas tenham de perder algum tempo, já que têm depois de sair na zona da Pedrulha para depois retomar a via contrária do IC2.

PEDRULHA

Após saírem do IC2 os automobilistas terão de contornar duas rotundas (Rua Adriano Lucas e junto à Piscina Rui Lopes) para regressarem à antiga estrada nacional. O pior mesmo é a cortada, já que está muito próxima das bombas de gasolina e quase nem se dá por ela.

ESTRADA DO CAMPO

É a alternativa menos saudável para os automóveis. As “crateras” no asfalto podem afastar esta hipótese, mas se não houver outra solução os interessados podem fazer a estrada do Centro Hípico e ligação à ponte que dá acesso à estrada da Feira dos 7 e 23.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.