Pão pode subir na próxima semana

O preço do pão vai aumentar na próxima semana em alguns locais de venda e a recente escalada do preço do trigo pode implicar novas subidas, admite a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

Em declarações à agência Lusa, o presidente da direcção da ACIP explicou que o aumento do preço final do pão – já anunciado por algumas empresas para a próxima semana – resulta da subida acumulada de 30 por cento no preço da farinha, resultante de uma actualização feita no mês passado e de uma outra agendada para a próxima semana.

Uma situação que Carlos Santos teme poder vir a ser agravada com a recente escalada do preço do trigo, que hoje atingiu o valor mais alto em 23 meses, no mesmo dia em que a Rússia, o terceiro maior produtor do mundo, decretou a proibição das exportações depois da pior seca do país nos últimos 50 anos.

Segundo o presidente da ACIP, “os empresários vão ter de ir analisando dia a dia, semana a semana, e ir actualizando as tabelas se for necessário”.

“Vamos ver o que é que conseguimos aguentar, tudo depende do que vai acontecer. Queria acreditar que o preço da farinha não vai voltar a aumentar, porque acho que, se fosse por causa da seca, a Rússia já tinha tomado essa decisão. Esperemos que não se esteja alguém a aproveitar para fazer especulação, até porque os trigos são vendidos antes de serem colhidos”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.