Museu Guterres vai mudar de instalações

Spread the love

O MuseuAntónio Guterres, nas Donas, aldeia do Fundão onde o ex-primeiro-ministro viveu enquanto criança, procura casa nova para “acolher mais peças” e “ganhar dignidade”, disse o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Dias.

O espaço no segundo piso da sede da junta foi inaugurado em Maio de 2008 e mostra cerca de 60 peças oferecidas a Guterres enquanto primeiro ministro e que o actual alto comissário das Nações Unidas doou à autarquia.

Mas a sala teve problemas de infiltrações durante o Inverno e é pequena para receber mais peças já doadas por Guterres.

“Houve pequenas infiltrações pelo telhado, que o empreiteiro que construiu a sala vai tentar resolver, ainda este Verão. O Inverno foi rigoroso, mas não houve peças danificadas”, explicou Vítor Dias à agência Lusa.

“Seja como for, temos que dar outra dignidade ao museu e criar espaço para receber mais peças que foram doadas”, acrescentou.

A Junta de Freguesia quer o museu, que abre portas por marcação ou a pedido na recepção da junta, sirva de atracção para levar visitantes para o centro da aldeia.

Nos dois anos de funcionamento, recebeu 3.150 pessoas.

O plano é mudar o museu de uma ponta das Donas, a poucos metros do nó de acesso à auto-estrada A23, para o Largo da Igreja das Donas – junto à casa de família onde Guterres morou quando era criança.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.