Gentil Martins critica gigantismo do Pediátrico

Posted by
Spread the love

“Porque é que se fez um hospital daquela dimensão para uma população que não passa de 200 mil crianças na região Centro e quando a taxa de natalidade continua a cair?”, questiona o especialista que dirigiu durante 30 anos a cirurgia pediátrica do Hospital D. Estefânia.

Garantindo ao DIÁRIO AS BEIRAS que “sabe do que fala” porque já visitou o edifício durante a abertura da Associação Acreditar, o cirurgião garante que se trata “de uma questão financeira porque uma estrutura daquelas é difícil de rentabilizar”.

Gentil Martins junta, assim, a sua voz à do médico geneticista de Coimbra, Agostinho Almeida Santos que, em recente entrevista ao DIÁRIO AS BEIRAS, defendeu no novo Hospital Pediátrico uma “unidade da mulher e da criança, com todas as condições para juntar as duas maternidades da cidade, que têm cada vez menos partos”, acrescentando que faz todo o sentido uma estrutura “que tenha a mesma unidade de cuidados intensivos para recém-nascidos, os mesmos blocos operatórios, as mesmas salas de partos e as mesmas consultas externas”.

Por seu lado, Gentil Martins chamar-lhe-ia Unidade de Saúde Materno-Infantil, “como existe em diversas partes do mundo”, de que é exemplo o Hospital Universitário de La Paz, em Madrid.

Na defesa da sua tese apresenta o rápido desenvolvimento da Medicina que já permite “intervenções cirúrgicas ao bebé dentro da barriga da mãe”, o que justifica uma “cada vez maior aproximação entre a Obstetrícia e a Pediatria, mas mantendo a autonomia dos respectivos hospitais”.

A concluir, o cirurgião pediatra, com mais 50 anos de experiência profissional, reconhece que esta tomada de posição em relação ao Pediátrico de Coimbra tem a ver com a sua insatisfação face à anunciada extinção, por parte do Ministério da Saúde, do Hospital Pediátrico de Lisboa, sem que seja construído um novo, o que revela dualidade de critérios da tutela. Esta polémica motivou, entretanto, a constituição de uma plataforma de oposição e a subscrição de um abaixo-assinado com dezenas de milhar de assinaturas.

4 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.