Em nome da protectora na Praia da Leirosa

Posted by
Spread the love

Antigamente realizavam–se em Fevereiro, mas acabou por ser Agosto o mês escolhido para honrar a Nossa Senhora da Boa Viagem, na Praia da Leirosa, Figueira da Foz.

Considerado um dos grandes eventos da freguesia de Marinha das Ondas, a festa religiosa chama pessoas de todo o concelho. A santa protectora dos pescadores daquele lugar já começou a ser honrada na quinta-feira. Ontem, foi também dia de festejos com missa e celebração penitencial.

Mas é amanhã que a tradição atinge o seu auge. O povo da Praia da Leirosa sai à rua, a partir das 16H00, percorrendo a freguesia na grandiosa procissão.

Às crianças, cabe a tarefa de ostentar os barcos em miniatura, enfeitados com o dinheiro angariado pela população. Os fundos obtidos destinam-se à comissão organizadora que, após cobrir o custo das festividades (mais de 20 mil euros), irá distribuir o restante pela igreja e pelo Clube Recreativo da Praia da Leirosa.

Ainda durante a tarde de amanhã, a imagem da Santa é levada à praia, onde se pode apreciar a tão tradicional procissão de barcos, composta por embarcações que partem da Figueira da Foz rumo àquela praia a sul de Marinha das Ondas, comandadas por mestres do mar.

Hoje, é a vez da Procissão das Velas, a partir das 20H30, e à noite há festa com espectáculo de Rui Bandeira e fogo de artifício. Toda a animação decorre no Largo dos Pescadores. A festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem encerra amanhã, pelas 02H00.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.