Câmara de Tondela aprovou revisão do PDM

Spread the love

Foto Goncalo Manuel Martins

A Câmara Municipal de Tondela, no distrito de Viseu, anunciou hoje a aprovação da revisão do Plano Director Municipal (PDM), 11 anos após ter iniciado o processo. “Somos a primeira Câmara da região Centro a aprovar a revisão do PDM. Levámos hoje a proposta à reunião”, disse à agência Lusa Carlos Marta, presidente da Câmara de Tondela.

O autarca adiantou que a proposta de revisão agora aprovada obteve parecer favorável das entidades envolvidas e vai, de acordo com a lei, ser submetida a um período de 30 dias de discussão pública.

A fase de discussão pública engloba duas sessões, a realizar em Tondela e na localidade de Campo de Besteiros, sendo a proposta do novo PDM submetida, depois, a um parecer final da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Em Setembro, o novo PDM deverá ser aprovado pela Assembleia Municipal e remetido, em seguida, ao Conselho de Ministros para ratificação.

Carlos Marta explicou que o novo Plano Director Municipal vai permitir, nomeadamente, “corrigir situações mal elaboradas” no PDM que se encontra em vigor.

“Vai permitir pequenas construções nos pequenos aglomerados populacionais que não eram possíveis até agora devido aos regimes da Reserva Agrícola e Reserva Ecológica Nacional”, exemplificou. “Contempla mais de 90 por cento dessas situações”, acrescentou.

O desenvolvimento industrial e turístico, bem como a construção de infraestruturas viárias e equipamentos de tratamento de resíduos sólidos urbanos, são outros aspectos incluídos no novo PDM de Tondela.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.