Câmara corta mato em zonas residenciais de Coimbra

Posted by

Uma equipa de homens de roçadora em punho não tem dado descanso ao mato e ervas daninhas que invadem os terrenos camarários. Não é uma operação de limpeza de florestas a pensar na prevenção de fogos – que será competência dos serviços de Protecção Civil –, mas sim um questão de saúde pública e salubridade, como reconhece o responsável pelo respectivo pelouro, Luís Providência.

Os terrenos limpos são essencialmente da área urbana, juntos de habitações. Em muitos casos o processo é despoletado por denúncia dos munícipes vizinhos.

“É importante que assim seja para que os serviços tenham conhecimento destes casos, de modo a que possam intervir ou notificar os proprietários”, sublinha o vereador.

Ontem foi limpa uma área da rua Ribeiro Freire, junto à Quinta da Fonte, mas o mesmo tem vindo a ser feito desde 9 de Agosto nos bairros de Celas, Arregaça, Monte Formoso, Ingote, Santa Apolónia, Pedrulha, ou Relvinha.

Em vários casos foram detectados, encobertos pela flora infestante, diversos tipos de resíduos, como pneus velhos junto à Estação Arqueológica da Amoreira (São Martinho da Árvore) ou garrafas de plástico e outro tipo de lixo nas bermas da Avenida Gouveia Monteiro (Circular dos Hospitais).

A tarefa deverá terminar no final do próximo mês envolvendo recursos humanos do Serviço Urbano de Higiene) e outros tantos da AgroCoimbra, empresa contratada para o efeito por 20 mil euros.

Quanto aos privados, a Câmara de Coimbra promete apertar o cerco aos proprietários descuidados. Até agora as notificações têm seguido, mas “vamos corrigir os procedimentos de seguimento das situações, o que não tem acontecido da melhor maneira”, reconhece Luís Providência. A autarquia poderá substituir-se aos proprietários executando a tarefa e, depois, envinando a factura.

Nesta perspectiva o vereador desafia os munícipes a chamar os serviços da câmara quando necessitarem de recolha de resíduos florestais ou de monos, tarefa executada em qualquer dia útil da semana, após contacto para resíduos@cm.coimbra.pt ou telefone 239802070.

One Comment

  1. Corta mato mas deixa o lixo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.