Promover a agricultura e cozinha saudável em Penela

Posted by

O Programa Agri.consumir.Local, apresentado na Casa do Zé Sapateiro, na Ferraria de S. João, concelho de Penela, contou com a presença de empresários da restauração, assim como de produtores do concelho. Trata-se de um programa que pretende facilitar o escoamento dos produtos agro-pecuários através da sua venda directa junto da restauração, cantinas e centros de dia.

A iniciativa trará benefícios ao nível da dinamização da base económica local e da agricultura, para garantir uma comercialização facilitada entre os produtores agrícolas do concelho e os consumidores dos produtos agrícolas. Os destinatários do programa são profissionais da restauração, produtores agrícolas, vitivinicultores, apicultores, olivicultores e produtores do Queijo Rabaçal.

No programa, os produtores rurais entregam e vendem os seus produtos agro-pecuários a locais de venda, ou seja, à restauração, que por sua vez os pagam de imediato. Ao aderirem ao programa, os restaurantes, oito para já, receberam um autocolante que os identifica como aderentes, assim como uma ementa com os pratos e produtos locais.

O Agri.consumir.Local é um programa inovador, associado à identidade do território, com os seus produtos endógenos e outros produtos agrícolas, estabelecendo uma rede entre os diversos actores do concelho. O programa pretende facilitar o escoamento dos produtos agro-pecuários através da sua venda directa junto da restauração, cantinas e centros de dia, e, ao mesmo tempo, promove uma alimentação saudável.

O Gabinete de Desenvolvimento Rural do Município de Penela, funcionará como o facilitador, mediador e dinamizador do processo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.