Documentos raros evocam Santa Isabel

Spread the love

Uma exposição de grande riqueza iconográfica e documental assinala os 450 anos da Confraria da Rainha Santa Isabel.

O Arquivo da Universidade de Coimbra e a Confraria da Rainha Santa Isabel inauguram, a 15 de Julho, uma exposição documental, bibliográfica e iconográfica, para assinalar o 450.º aniversário da fundação da Confraria da Rainha Santa Isabel.

A mostra procura ir ao encontro dos interesses de todos os tipos de público, desde o mais erudito ao mais popular. Assim, os documentos, em papel e pergaminho, códices, ícones, medalhas, artefactos, fotografias, obras impressas, cartazes, provêm do Arquivo da UC, do Arquivo da Confraria da Rainha Santa Isabel, da Biblioteca Geral da UC, do Museu Nacional Machado de Castro e de colecções particulares.

A exposição está organizada em seis temáticas: antigo e o novo Mosteiro de Santa Clara, o Culto à Rainha Santa, a Real Confraria da Rainha Santa Isabel, a Confraria e os Confrades, a Assistência Social da Confraria, a produção editorial sobre a Rainha Santa e a Confraria.

Realce para a descrição da primeira abertura do túmulo da Rainha Santa, onde os médicos presentes narram o excelente estado de conservação do corpo de Santa Isabel; os primeiros estatutos da Confraria, publicados em 1560; as assinaturas autógrafas dos reis D. Luís, D. Maria Pia, de D. Carlos, D. Amélia e de D. Manuel II no livro de honra da Confraria; e um belíssimo Missal do séc. XVII forrado com parte do veludo que serviu de cobertura ao rosto da Rainha Santa depois da primeira abertura.

A exposição vai estar patente na Sala D. João III do Arquivo da Universidade de Coimbra e a entrada é livre.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.