Politécnico instala programa para poupar energia

Spread the love

O Instituto Politécnico de Castelo Branco promete baixar a factura de electricidade graças ao desenvolvimento de um programa para os 200 computadores dos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia (EST).

O objectivo é até início do ano lectivo instalar a aplicação nas restantes máquinas, explicou à Agência Lusa, Pedro Gonçalves, docente e responsável pelo Centro de Informática da EST.

“Esta medida justifica-se porque muitas vezes os alunos não desligam os postos de trabalho ou pensam que desligam, mas isso não acontece. Os relatórios dos seguranças indicam que há muitos computadores ligados durante a noite”, descreveu.

Assim, a EST decidiu desenhar a sua própria solução. “Há outros programas que fazem o mesmo, mas como temos os recursos e a capacidade para fazer este tipo de programa, decidimos avançar, em vez de adquirir uma aplicação”, destaca Pedro Gonçalves.

Um programa que “certamente vai evoluir e adequar-se às necessidades”. Para já, ainda há testes a decorrer, para certificar que a pequena aplicação funciona sem problemas em todas as máquinas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.