Júri da Queima agredido com blocos de gelo

Spread the love

Imagem retirada do vídeo publicado em www.asbeiras.pt

Quatro elementos do júri do cortejo foram atingidos, no passado domingo, com um bloco de gelo, presumivelmente atirado por estudantes que seguiam no carro n.º 42, de Medicina.

O caso ocorreu quando, ao passar junto ao púlpito dos jurados, na Praça da República, “alguém daquele carro arremessou uma garrafa de um litro de meio de gelo para cima da mesa”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS Victor Ferreira, elemento do júri nomeado pelo Conselho de Veteranos. O carro alegórico – “Enchia-te’ HUC todo até esvaziar os Covões” – reunia todas as condições para se apresentar a concurso, mas foi imediatamente desqualificado. Apesar disso, Victor Ferreira defende que a Comissão Central da Queima das Fitas deve “tomar providências no sentido de interpor uma acção cível ou crime aos alunos que cometeram a agressão”.

Tiago Rodrigues, comissário responsável pelo Cortejo, lamentou a atitude dos estudantes de Medicina, que – referiu – “vai contra o espírito académico de Coimbra”. A situação vai ser analisada e descrita num relatório que será, posteriormente, entregue ao Conselho de Veteranos e ao Conselho Geral da Queima das Fitas.

Contactado pelo DIÁRIO AS BEIRAS, Francisco Requicha, responsável pelo carro n.º 42 de Medicina, garantiu que nenhum dos 24 estudantes que seguiam no carro atirou qualquer objecto aos jurados. “Mal tive conhecimento do que se tinha passado falei com todos eles. Deixámos muita gente entrar no nosso carro, mas garanto que se alguém atirou alguma coisa para o júri, não fomos nós”, afirmou.

Outros casos

O cortejo deste ano foi recheado de surpresas, sobretudo para os elementos do júri. Antes da agressão, seis estudantes do carro n.º 24 (Engenharia Electrotécnica) mostraram o rabo aos jurados. O episódio – que pode ser visto num vídeo disponível em www.asbeiras.pt – foi motivo de criação de um grupo na rede social Facebook: “Pessoas que viram os fitados de Eng. Electrotécnica mostrar o rabo ao júri no Cortejo da Queima das Fitas” já conta com meia centena de membros.

Mas há mais. O grupo “Eu achei o Cortejo da Queima das Fitas Coimbra 2010 VERGONHOSO!” manifesta-se contra o facto de alguns estudantes terem vestido uma camisola do Benfica por cima do traje e de outros terem envergado cachecóis do clube enquanto usavam capa e batina.

Se este grupo tem também poucas dezenas de membros, um outro – “Vimos o Benfica ser Campeão no Cortejo da Queima das Fitas de Coimbra” – conta com cerca de 250 pessoas que, dizem, “sacrificaram um rádio, um telemóvel e um mp3 só mesmo para ir acompanhando o jogo em que o Benfica se consagrou campeão, estando constantemente a levar banhos de cerveja”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.