Residentes de aldeia da Pampilhosa da Serra fizeram levantamento conjunto dos seus terrenos

Posted by
Spread the love

Os moradores de Trinhão, no concelho da Pampilhosa da Serra, realizaram o levantamento dos seus terrenos no âmbito de um projeto de georreferenciação apoiado pela Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), foi hoje, terça-feira, anunciado.

“As gerações vindouras, aconteça o que acontecer, têm já esse trabalho feito”, com vantagens para a prevenção dos incêndios e para a segurança de pessoas e bens, disse  Jorge Custódio, vice-presidente da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

A identificação e delimitação virtual das propriedades rústicas de Trinhão, na freguesia da Portela do Fojo e Machio, foram efetuadas por um grupo de cidadãos, com ajuda de dois alunos da ESAC que desenvolveram na aldeia o estágio curricular da licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais.

Ao abrigo do projeto, foi concretizado um trabalho de georreferenciação que assegura “um Trinhão limpo e protegido de futuros incêndios”, segundo um comunicado da Câmara da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

“Na génese do projeto ‘Trinhão no Mapa’, está o terrível fogo que, entre outras localidades, devastou o concelho da Pampilhosa da Serra”, em junho de 2017, acrescenta.

Trata-se de “um projeto verdadeiramente inspirador”, desenvolvido pela Associação Trinhaense de Desenvolvimento e Solidariedade (ATDS) através da plataforma Balcão Único do Prédio (BUPi), criada pelo Governo, pela lei 78/2017 de 17 de agosto, “para permitir a identificação de propriedades de forma gratuita” até 31 de outubro.

“A ideia de ter Trinhão no mapa ganhou ainda mais força após sair legislação que acabaria por incluir Pampilhosa da Serra entre os municípios piloto para a georreferenciação, ou seja, para a localização dos terrenos no mapa”, segundo a nota da autarquia liderada por José Brito.

O BUPi permite o acesso ao Sistema de Informação Cadastral Simplificada para georreferenciação dos prédios rústicos em 10 municípios que integram o projeto-piloto: Alfândega da Fé e Caminha, além de oito concelhos atingidos pelo fogo de 17 de junho de 2017 – Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Proença-a-Nova e Sertã.

“Em Trinhão, ao longo de um mês e meio, os futuros engenheiros, com a colaboração da ATDS e das gentes locais, conseguiram identificar 60 proprietários e 600 matrizes, das quais 300 estão já georreferenciadas”, salienta ainda a autarquia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.