Opinião: Credibilidade/acreditar II

Posted by
Spread the love

O meu professor de OPAN (Organização Política e Administrativa da Nação, cadeira semestral), Dr. Lavradio, era licenciado em Direito. Nesta disciplina, pôs-nos o seguinte problema: para ir a exame, ou fazíamos um ponto ou um trabalho de casa.

Optei pelo trabalho de casa a que dei o título de “Estado perfeito”. Nesse trabalho, tanto quanto posso hoje recordar, refiro-me a um Estado em que o poder começa na aldeia (freguesia) e irradia para o centro, isto é, o povo da aldeia elegia o presidente da Junta de Freguesia, os das juntas os presidentes das Câmaras e estes o Governador-Civil.

Uns e outros indicavam os deputados. Hoje, o poder irradia do centro para a periferia e governantes e deputados são quase todos de Direito, Economia e Gestão. Agarram-se ao poder, não ouvem ninguém. Criam as leis sem avaliar as consequências.

O Professor de OPAN, ao dar-me o trabalho do sétimo ano à frente de todos os colegas (Liceu Diogo Cão em Sá da Bandeira), disse: “Dou-te 20 valores, tenho pena de não te poder dar mais. Hás de vir a ser um grande político.

O que acabo de escrever coincide com o encontro que ocorreu no dia 14 de junho, às 21H00, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em que foi debatida a localização da nova maternidade de Coimbra. Será a primeira prioridade para Coimbra? Penso que a melhor localização é próximo dos HUC, mas será?!

Ocorreu-me – e aí citei – que há que repensar o passado, pensar o presente para abrir os caminhos do futuro, razão porque no livro que escrevi tentou-se criar a AJJACUCeCo, ou seja, a Associação de Jubilados e Jovens Coaptados da Universidade de Coimbra e Cognitaria, para que, criando subcomissões, as decisões fossem fundamentadas e partidarices.

Note-se que só 4% da população acredita nos políticos – ditadura do voto e prevalência da ignorância.

Só por 4 votos é que a lei da eutanásia no homem não foi aprovada na Assembleia da República. Os animais, que seja do meu conhecimento, não utilizam entre si a eutanásia, mas: os porcos, quando não podem alimentar todos os filhos comem os excedentários. Não será esta a origem do canibalismo?

Quando caiu um avião nos Andes, para não morrerem à fome, os sobreviventes começaram a comer os que tinham morrido.

Sua Santidade o Papa ausentou-os de pecado…

Não será que, com esta lei, querem apenas acabar com os velhos?

Talvez não neste momento mas isso seguir-se-á…

Vou tentar escrever um livro com o título “O Caminho da Eutanásia no Planeta Terra” com a minha visão sobre o assunto.

Há a necessidade premente de um congresso mundial sobre o futuro do planeta, globalização, prós e contras, caminhos a seguir, limites, o papel da máquina e do homem. Já há 10 anos era essa a nossa pretensão e da ACM (Associação Cristã da Mocidade) de Coimbra, que se desse início a esse projeto e que fosse concretizado.

Há 350 milhões de deprimidos no mundo. Muitas mortes são por falta de trabalho. Cautela…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.