Opinião: A GEO-POLÍTICA da semana

Posted by
Spread the love

1 jul DOMINGO México Obrador vence presidenciais e rompe com décadas de governos à direita, virando à esquerda. Após duas candidaturas perdidas, em 2006 e 2012, à terceira foi de vez. Andrés Manuel López Obrador, líder do Movimento Regeneração Nacional (MORENA, de esquerda), venceu com cerca de 52% dos votos eleições presidenciais mexicanas, o maior número de apoios alguma vez conseguido por um candidato à presidência no México

2 jul SEGUNDA Reino Unido O fecho do “brexit” vai estando para durar, só acontecerá um acordo após Londres ter garantias sobre as futuras relações comerciais com a UE. Theresa May pretende acelerar o ritmo das negociações. A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, tem estado na origem do impasse atual, ambas as partes querem evitar a criação de uma fronteira física, que ponha em risco o acordo de paz de Belfast, de 1998.

3 jul TERÇA E.U.A. De acordo com a notícia publicada no New York Times, Donald Trump enviou mensagens aos aliados da NATO, incluindo Portugal, queixando-se das contribuições insuficientes dos respetivos países junto daquela organização. Tal, verifica-se uma semana antes da cimeira da NATO, em Bruxelas, agendada para os dias 11 e 12 de julho. Washington tem pressionado os seus aliados para o cumprimento com 2% do PIB para defesa comum.

4 jul QUARTA Alemanha A chanceler Angela Merkel e seu ministro do Interior Horst Seehofer chegaram a acordo sobre a problemática dos migrantes na Europa tentando preservar a solidariedade europeia. Na fronteira entre a Áustria e a Alemanha vão ser criados “centros de trânsito” para os migrantes, onde os requerentes de asilo que não cumprem os requisitos para o estatuto de refugiado serão reenviados para os países onde deram entrada na Europa.

5 jul QUINTA Estrasburgo O Presidente de Angola, João Lourenço, no seu périplo pelos países Europeus, e depois de visitar Espanha e França, tornou-se no primeiro presidente de Angola a fazer um discurso histórico no Parlamento Europeu. Aproximadamente durante 15 minutos, teve ocasião de expressar que Angola é um país aberto ao mundo e amigo do investimento, e alertou a UE para estancar a onda de migração dos “filhos de África”.

6 jul SEXTA Moscovo O vice-primeiro ministro russo, Yury Borisov, no seu discurso na academia militar do Estado Maior, anunciou a construção de novos sistemas de armas de tecnologia de ponta para as forças armadas russas. Estes equipamentos estarão prontos para entrar em serviço dentro de uma década. O rearmamento em grande escala das forças russas, permitirá a superação dos sistemas de armas utilizados pelos membros da NATO.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.