Investigadoras da UC premiadas em congresso

Spread the love

Ana Raquel Calapez e Ana Pereira

Ana Raquel Calapez e Ana Pereira, jovens investigadoras do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram premiadas no XIX Congresso da Associação Ibérica de Limnologia, que decorreu em Coimbra.
Ana Raquel Calapez teve a melhor apresentação em painel feita por estudante, num estudo em colaboração com Maria João Feio e Sónia Serra (MARE/UC), José M. Santos, Paulo Branco e Teresa Ferreira (UL), Thomas Hein (BOKU) e António Guerreiro de Brito (UL).
O estudo indica que os ecossistemas fluviais encontram-se sob influência de pressões antropogénicas e que os ribeiros mediterrânicos são muito afetados pela escassez de água e pelas descargas orgânicas que se traduzem frequentemente em redução de caudal e em acentuados défices de oxigénio na água, respetivamente.
Foram avaliados os efeitos da redução da velocidade da corrente e de baixas concentrações de oxigénio na resposta de macroinvertebrados com um sistema de mesocosmos.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.