Faleceu o médico geneticista Agostinho Almeida Santos

Posted by
Spread the love

Faleceu hoje em Coimbra, com 77 anos de idade, o médico e docente universitário Agostinho Almeida Santos.

Nascido em 1940, Agostinho de Almeida Santos, era ginecologista, geneticista e professor universitário de Coimbra aposentado. Do conjunto de funções que desempenhou destaca-se a passagem pela presidência do Conselho de Administração dos Hospitais da Universidade Coimbra, de onde saiu em janeiro de 2007. Pouco depois assinalava o final da sua carreira universitária e hospitalar.

Foi em Paris que, em outubro de 2010, que proferiu a tradicional “última aula”, com o título “Big Bang do ser humano”, durante a conferência de encerramento das 10.ª Jornadas Europeias da Sociedade Francesa de Ginecologia e Jornadas Albert Netter da Sociedade Europeia de Ginecologia.

Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Agostinho Almeida Santos era também, desde novembro de 2009, cônsul Honorário de Cabo Verde para a região Centro.

Notabilizou-se por ter realizado, pela primeira vez em Portugal, a técnica de Procriação Medicamente Assistida, que obteve o seu primeiro resultado quando nasceu um bebé, segundo o referido método, em junho de 1988. Assim, fundou e dirigiu o programa de reprodução medicamente assistida a funcionar em Coimbra, desde 1985.

O corpo de Agostinho Almeida Santos vai estar a partir da tarde deste sábado em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra,  realizando-se o funeral amanhã, às 15H00.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.