Pão de Santo António para os que mais precisam

Posted by

 

O átrio da Igreja dos Olivais acolheu ontem a Festa da Comunidade da paróquia local. A iniciativa durou todo o dia e integrou uma celebração eucarística, a tradicional entrega dos Pães de Santo António, um almoço partilhado e uma tarde de animação com os jovens paroquianos, um grupo de cavaquinhos e um grupo de cantares regionais.
O momento alto da festa ocorreu antes de almoço com a entrega de cerca de 2.000 pães benzidos durante a homilia e que foram entregues aos fiéis presentes na cerimónia religiosa. Em troca, cada um deles foi “convidado” a deixar a sua contribuição financeira que reverte para o Fundo de Apoio existente na paróquia.
Em declarações aos jornalistas, o pároco Frei Severino explicou que a tradição dos “Pães de Santo António” remonta ao período pós-falecimento do santo nascido em Portugal e que passou por esta paróquia conimbricense. “No átrio da igreja construída em Pádua, onde estão conservadas as suas relíquias, uma das crianças que ali brincava caiu dentro de um tanque que ali existia. A mãe deu conta do sucedido tarde demais, pois a criança faleceu. Como tal, decidiu entrar na igreja e pedir a Santo António para interceder junto do Senhor para que lhe fosse restituído o filho com vida. Se o seu pedido fosse concretizado, prometeu que daria à igreja o mesmo peso do filho em trigo. O pedido foi aceite e a criança voltou a viver. Após a entrega do trigo, este foi oferecido aos mais necessitados”, referiu o pároco.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.