Opinião: Coimbra Capital Europeia da Cultura 2027

Posted by
Spread the love

A Câmara Municipal apresentou publicamente a equipa responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027.

Essa equipa, coordenada por Luís de Matos, figura de incontornável relevo internacional, integra eminentes personalidades altamente respeitadas pelos seus trajetos profissionais e académicos: António Pedro Pita, Cristina Robalo Cordeiro, Luís Filipe Menezes, Manuel Rocha, Nuno Freitas e Rui Rocha. A todos eles, quero renovar o nosso agradecimento pelo entusiasmo, o empenho e a dedicação com que se entregaram a este enorme e apaixonante desafio.

O título de CEC é, hoje, um dos mais apreciados e desejados na Europa, sobretudo pelo estatuto, as possibilidades e os desafios associados a projetos de revalorização e de engrandecimento das cidades. A cultura foi, desde sempre, encarada como um ingrediente essencial do ambiente urbano, muitas vezes decisivo da sua fisionomia e perfil económico, social e funcional. Em sentido amplo, a cultura vem ganhando um protagonismo crescente, designadamente como forma de promoção dos territórios. Vem sendo considerada, em aliança com o turismo, como um elemento central das estratégias de revitalização socioeconómica e de marketing das cidades. Não surpreende, por isso, o facto de vários Municípios portugueses terem anunciado a intenção de candidatura a CEC 2027.

Os projetos das cidades candidatas devem dar uma atenção especial a duas áreas: equipamentos culturais e regeneração urbana; programação artística e cultural. Como já tivemos oportunidade de defender, Coimbra possui uma valiosa rede de equipamentos culturais de escalas distintas e naturezas diferenciadas, capazes de acolher as mais diversas aventuras criativas, além dos seus agentes culturais serem protagonistas de um relevante trabalho de criação e de programação cultural que é diferenciador pela sua qualidade e inovação.

Por outro lado, Coimbra tem em curso um amplo programa de regeneração urbana que se pauta pela captação de pessoas para o Centro Histórico e pelo investimento na recuperação do património. A Câmara Municipal está empenhada em cuidar do coração da cidade, empreendendo projetos pelos quais Coimbra ansiava há vários anos, transformando-o num território mais atrativo, mais criativo e acolhedor para moradores, utilizadores e visitantes.

Porque entendemos que a cultura tem, de facto, um papel relevante na afirmação dos territórios e na valorização das imagens das cidades, pretendemos que a candidatura liderada por Coimbra seja territorialmente agregadora e mobilizadora de instituições, de agentes culturais, da sociedade civil, de energias e de ideias. Como afirmou Luís de Matos, “depende de nós deixar Coimbra melhor do que a encontrámos e mais parecida com o que sonhámos que ela poderia ser”. Assim, acreditamos que é obrigação de todos contribuir com o nosso melhor, sem provincianismos ou soberbas intelectuais, para essa Coimbra que imaginamos.

Com a cultura, vamos Valorizar Coimbra, a Região Centro e o País.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.