Uma viagem literária: Carlos de Oliveira entre Coimbra e a Gândara

Spread the love

O escritor Carlos de Oliveira estará no centro da segunda edição de uma Viagem Literária, a realizar-se este sábado, das 11H00 às 18H30, entre Coimbra e as terras da Gândara, que marcaram indelevelmente a obra do autor. A rota dos viajantes irá passar pelos concelhos de Coimbra e de Cantanhede, “numa tentativa de descobrir os percursos do poeta, através de um conjunto de diversas experiências e sensações, num diálogo entre literatura, gastronomia, natureza e património”, de acordo com uma nota da organização.

Percursos geográficos
da vida do autor
A vida e a obra de Carlos de Oliveira dão o mote para esta segunda viagem que, salientam os seus responsáveis, “procura conhecer alguns percursos geográficos que pontuaram a vida do escritor”. Com início marcado para as 10H00, na casa onde Carlos de Oliveira viveu enquanto estudante, a viagem prosseguirá por diversos lugares que fizeram parte da vida do escritor: da Coimbra dos seus tempos de estudante, até à vila de Febres, onde viveu a infância e parte da sua juventude, passando pela Gândara, que haveria de estruturar o seu pensamento e a sua obra.
Todo o passeio será acompanhado pela leitura de textos de Carlos de Oliveira, por atores da cooperativa Bonifrates. António Pedro Pita e Nuno Caldeira abordarão diversos aspetos da vida e obra do autor e da geografia gandaresa.

Inscrições até 15 de junho
e programação surpresa
Do programa desta segunda Viagem Literária faz parte um almoço gandarês, com pescadores e produtos típicos, visitas ao Centro de Interpretação da Arte Xávega, a Criação e a outros lugares não revelados pela organização, uma vez que fazem parte da “programação surpresa”.
As inscrições podem ser feitas até amanhã, 15 de junho, às 20H00, através do e-mail viagensliterarias.pt@gmail.com. O preço da viagem é de 15 euros, com descontos para crianças e desempregados. Esta, sublinham os responsáveis, é já a segunda edição da organização que, em 2017, realizou a viagem literária Antero de Quental, entre Coimbra e o Bussaco. Viagens Literárias é um projeto cultural que nasceu em Coimbra, em 2017, e que organiza viagens em torno do universo de escritores e poetas com ligação a Coimbra e aos concelhos vizinhos e outros da região Centro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.