Um dia e uma noite para descobrir os museus

Posted by

Aos nove já existentes, juntam-se agora quatro novos parceiros na Coimbra | Rede de Museus. E são exatamente o Seminário Maior de Coimbra, a Casa-Museu Elysio de Moura, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e os jardins da Quinta das Lágrimas, com a Fundação Inês de Castro, que vão apresentar-se num percurso integrado na programação que, na cidade, assinalará o Dia Internacional [18 de maio] e a Noite dos Museus [19 de maio].

Apresentado há alguns dias, este é um programa destinado, uma vez mais, a possibilitar a todos a descoberta de um património museológico de uma riqueza ímpar, numa cidade onde, como foi destacado por Pedro Casaleiro, do Museu da Ciência da Universidade Coimbra (UC) e porta-voz da rede, há ainda “muitas pérolas escondidas”.

Num ano em que se celebra o património cultural europeu e o Conselho Internacional de Museus (ICOM) propõe para o Dia Internacional dos Museus o tema “Museus Hiperconectados: Novas abordagens, Novos Públicos”, Coimbra | Rede de Museus abre-se a novos parceiros e, necessariamente, a novos públicos. Isso mesmo é afirmado na proposta de abertura do programa de 18 de maio, sábado, com um percurso que irá levar os participantes à descoberta daqueles quatro espaços emblemáticos de Coimbra [programa anexo]. A participação no percurso é gratuita, mas limitada a 30 pessoas. Inscrição através do número de telefone 239 854 350.

Mas o Dia Internacional dos Museus – que será celebrado uma vez mais com entradas gratuitas em todos os espaços da rede, com exceção para Santa Clara-a-Velha [por se tratar de um sítio arqueológico, cujo dia é assinalado a 18 de abril], mas apenas nas entradas “gerais”, uma vez que as atividades propostas serão gratuitas – apresenta-se ainda com atrativos em todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra, na Casa Museu Bissaya Barreto, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, no Museu da Água, no Museu da Ciência da UC e no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC).

De igual modo, a Noite dos Museus, este sábado, irá abrir, das 21H00 às 24H00, ainda de forma gratuita, todos os núcleos do Museu Municipal de Coimbra, a Torre de Almedina, a Torre de Anto, a Casa Museu Bissaya Barreto, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, o Museu da Água, o Museu da Ciência da UC, o MNMC e os diversos espaços no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, com inúmeras propostas dirigidas a todos os públicos. A exceção é a Biblioteca Joanina da UC, encerrada por questões de segurança, uma vez que o acesso se faz agora pela Prisão Académica, nas Escadas de Minerva, que não têm iluminação.

18 MAIO | Percurso

Dia Internacional dos Museus | Coimbra

09H30 | Seminário Maior de Coimbra

11H30 | Casa-Museu Elysio de Moura

14H30 | Mosteiro de Santa Clara-a-Nova | Confraria da Rainha Santa Isabel

16H30 | Quinta das Lágrimas | Sete séculos de jardins

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*