Opinião: Figueira superior

Posted by
Spread the love

 

Numa altura em que os estudantes disfrutam das alegrias das semanas académicas, ficam duas notas sobre a Figueira e o ensino superior:

1 – o presidente do Politécnico de Coimbra, tem feito referência nas ultimas semanas à futura Escola do Mar (a funcionar na Figueira) como um dos projetos importantes da instituição que dirige. Na semana passada, o presidente do ISEC, na sessão solene do aniversário da escola, mostrava o seu interesse em que a engenharia fizesse parte desse projeto, juntando-se assim ao ISCAC, que lhe deu origem.

Se da parte do Politécnico (e das suas escolas) parece existir um genuíno interesse em avançar com a Escola do Mar, pergunta-se: e da parte dos parceiros figueirenses? Será possível ultrapassar “guerras de alecrim e manjerona”, orgulhos feridos e rivalidades pueris para colocar os interesses do concelho e da região no topo da agenda? Seremos capazes de, como é obrigatório hoje em dia, estabelecer uma colaboração aberta que aproveite o que de melhor tem cada um dos parceiros? O quotidiano do concelho e o seu desenvolvimento agradeceriam.

2 – há umas semanas, quando se soube que a Academia de Coimbra tinha decidido retirar a Garraiada do programa oficial da Queima das Fitas, mencionei a necessidade de encontrar formas alternativas de trazer os estudantes à Figueira. A Câmara Municipal terá acordado com a Comissão Organizadora a realização da “Comboiada”, uma jornada de cariz lúdico. Sauda-se a iniciativa. No próximo ano há que melhorar, preparando e divulgando com mais tempo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.