Opinião – A UC e os seus antigos estudantes. Para uma ligação mais eficaz

Posted by
Spread the love

1. A Universidade e os seus antigos estudantes

Na Crónica anterior apontamos a necessidade urgente de pontes de ligação eficazes entre a UC e os seus cerca de 200.000 antigos estudantes, espalhados por todo o lado, com benefícios para ambas as partes. Tema que muitas outras Universidades no Mundo há muito resolveram, nomeadamente nas anglo saxónicas, com resultados altamente positivos. “O problema não é fácil, é uma questão de cultura” dizem-me alguns com olhos baços, todos eles antigos estudantes, com quem falei.

Professores da UC no activo que reclamam um espaço social para conviver ou um restaurante de qualidade para receber os inúmeros convidados e visitantes. Professores da UC reformados, desgostosos mas disponíveis para trabalhar “probono” nas inúmeras tarefas que há por fazer. Empresários de sucesso, abertos para falar da sua experiencia e facilitar “as coisas” a estudantes a entrar no difícil mercado de trabalho.

Estudantes recém-licenciados (alguns com Mestrado e Doutoramento) sem trabalho compativel que não encontram uma porta aberta, uma voz experiente e amiga, por parte da UC, que os oriente na sua difícil procura! Será mesmo uma questão de cultura? Ou serão outros factores? Será que não podemos fazer nada, ficar de braços cruzados a assistir a este afastamento perverso e destrutivo para todos os envolvidos, numa altura em que a UC tanto precisa de quem a divulgue e defenda?

2. A importância das AAECs na sociedade actual

Até à data, e ao longo de décadas, um dos principais “braços armados” que têm procurado promover estas ligações, a nível regional, têm sido as AAECs. Actualmente as que existem para além da de Coimbra, são as de Lisboa, Porto, Braga, Algarve e Vale do Mondego. Jà foram em maior numero (Vale do Ave, Madeira, Cabo Verde, Guiné, etc) e já tiveram dias melhores.

Vivem à custa da carolice de um punhado de apaixonados por Coimbra, que lhe dedicam tempo e dinheiro, nem sempre devidamente acarinhadas, incentivadas e apoiadas pela UC que defendem e divulgam. O apoio da UC tem sido variável dependendo da importância que cada Reitorado tem atribuído ao assunto. Mas hoje as coisas estão mais complicadas do que há anos atrás e a importância do papel da UC neste tema, tem que ser mais importante e decisivo do que nunca, se quisermos preservar e modernizar este importante Património Imaterial único.

Numa sociedade em profunda mudança, cada vez mais complexa, e com crescente perda de referencias, onde os valores humanos contam cada vez menos, o movimento associativo está em crise. Qual o papel das AAECs na sociedade actual? Qual o objectivo comum que as pode unir e serem eficazes? Será que o actual formato corresponde às necessidades e aos objectivos que se pretendem atingir? Que novos formatos adoptar?

3. A UC e os seus antigos estudantes

Foi por isso com particular interesse, que as AAECs receberam por parte da UC um convite para estarem presentes numa Reunião para debater a situação actual. A Reunião correu muito bem e foi bastante positiva.

Para além de algumas novidades pontuais foi proposto um Grande Encontro Nacional de antigos estudantes, a realizar pela UC em Outubro, para debater; Quem somos? Quantos somos? O que pretendemos da UC? O que a UC pretende de nós e o que lhe podemos dar? O que estão a fazer outras Universidades homologas a nível nacional e internacional com bons resultados que nos possam inspirar? A criação de uma ou mais Comissões de trabalho no terreno? A Fundação do antigo estudante de Coimbra? A Casa do antigo estudante de Coimbra? Tudo questões à espera de solução!

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.