Técnicos de emergência pré-hospitalar repudiam críticas da Ordem dos Enfermeiros

Posted by

O sindicato dos técnicos de emergência pré-hospitalar repudiou hoje as críticas da Ordem dos Enfermeiros à sua carreira e realçou que a entidade concordou com os termos de atuação definidos para aqueles profissionais.

A estrutura sindical “repudia a posição atual da Ordem dos Enfermeiros ao manifestar-se contra a carreira especial TEPH [técnicos de emergência pré-hospitalar], tão amplamente discutida e de amplo consenso”, segundo um comunicado hoje divulgado.

A Ordem “adota uma postura verdadeiramente incoerente”, pois “ao ser chamada a pronunciar-se sobre os algoritmos de atuação dos TEPH concordou com os mesmos, em 2011” e “em momento algum se opôs” ao conteúdo do decreto-lei de 2016 que define a criação da carreira especial de TEPH, salienta o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Na quarta-feira, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros alertou os autarcas para o perigo da intenção do Ministério da Saúde de atribuir a técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) competências de médicos e enfermeiros.

Segundo uma nota da Ordem, a bastonária, Ana Rita Cavaco, escreveu aos autarcas de todo o país sobre a tentativa de atribuir tais competências a técnicos do INEM, alertando para o perigo da medida, que classifica de economicista e alerta que “porá em risco a vida de todos”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.