Figueira da Foz: Jovens promovem limpeza na Praia da Claridade

FOTO ARQUIVO

Está marcada para hoje, às 17H00, uma ação de sensibilização e limpeza, na Praia da Claridade. A iniciativa insere-se no âmbito das comemorações do Dia do Associativismo Jovem (30 de abril).

Promovido pela Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com a Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, o ponto de encontro para todos os que queiram participar é às 17H00, junto ao Relógio.

Segundo o IPDJ, a temática escolhida este ano é “O Associativismo Jovem pelo Ambiente” e procura “afirmar a ligação entre o trabalho associativo dos jovens e a educação e cidadania ambiental, estimular o conhecimento e a prevenção em temáticas ambientais”, bem como “enfatizar a importância da vigilância e limpeza florestais e estimular a intervenção associativa em meio ambiental”. Fomentar o conhecimento do meio associativo e incentivar a adesão de jovens não associados, são outros dos objetivos.

Versão completa na edição impressa

16 Comments

  1. Continuamos a sermos lamentáveis…. todos sujam os outros limpam, por isso é eu não limpo o estrume dos outros, penalizem quem suja assim haveria ( ou não!! ) €`s para as limpezas efetuadas por empresas credenciadas ????!!!, vergonha…………. de país………….

    • A sua resposta demonstra que pensa que é superior a outros. Na realidade, é o ser mais asqueroso da nossa sociedade.

      Vergonha de pais? Não será antes vergonha de mentes como a sua? Viver em sociedade não é como você apregoa. Empresas credenciadas?? para apanhar lixo é isso preciso??? Necessita de uma empresa credenciada para o aturar. deve estar o dia todo agarrado ao computador, televisão …. Gordo e mal disposto!!

      • porque é que ele tem vergonha dos pais? os pais fizeram-lhe mal? eles são desonestos?

      • O mais asqueroso é o lixo. Há lixo muito asqueroso mesmo. Nhanha da grossa. Não dá para apanhar com as mãos. Pode ser preciso um camaroeiro à prova de nhanha.
        Gordo e mal disposto não é nada bom para a saúde. Nadinha.

      • Compraram-me umas latas de nhanha com cores. Lá diz que é slime. É colorida e é um nojo quando pegas na parede essa nhanha. Já levei dois ralhos por causa de atirar a nhanha e a minha mãe diz que não tenho vergonha nenhuma. Vergonha é comprarem a nhanha porque sabem sempre o que vou fazer com ela e que é atrirá-la para as paredes e para o teto.
        Imagina lixo assim e ainda por cima mal cheiroso. Como é que vais pegar nisso com as mãos?

      • Joaquim says:

        certamente contribuo mais para a sociedade do que tu, o que precisavas era de saber o que custa a vida eu trabalho e desconto já fez 40 anos e sou sugado pelo sistema e tu talvez recebas o RSI

      • Joaquim says:

        Devias trabalhar e suar para saber o que é a vida….. so depois então te seria aceite algo de escrita inoportuna, deves ser dos que vivem à sombra….. e de barriga cheia….

  2. todos falamos no ambiente… ao longo dos anos bla bla bla, quem manda são os interesses económicos ……. bla bla bla ( detergentes, químicos, pesticidas e…. outros ) quantas marcas existem? coitados dos que têm que ter um ror de prateleiras para ENORME/EXAGERADA de bens de "consumo"

    • Saaão só quatro latinhas de nhanha! Não é muito enorme e exagerado consumo. Eram as cores todas que havia na loja do centro comercial. Assim pego nelas e atiro todas ao mesmo tempo para ficar tudo colorido.

      • Smile :) says:

        Olha Gaspar, tu não deves atirar o SLIME à parede e ao tecto porque o SLIME pode conter pigmentos que tingem ou mancham as paredes, sobretudo se forem claras.

        1. O SLIME comercializado nem sempre contém substâncias inofensivas para a saúde e para o ambiente. O SLIME que é feito em casa geralmente necessita de cola, bicarbonato de sódio, espuma de barbear, sabão em pó, corantes alimentares, água boricada (solução a 3% de ácido bórico), entre outros artigos químicos possíveis, e nem todos são adequados para serem manuseados por crianças ou jovens. Os SLIMES apesar de muito interessantes e intensos, podem também ser potencialmente tóxicos para ti e para o ambiente.

        2. Os SLIMES de tão intensamente coloridos que são poderão ser utilizados para outras funções, que não são brincadeiras inofensivas. Há registo de algumas crianças que ingerem SLIMES e depois têm de ser assistidas no hospital.

        3. Fazer um SLIME pode ser uma actividade muito criativa e positiva, mas a vontade desmedida de comprar ou fazer SLIMES pode não fazer bem nem à tua saúde, nem à saúde do ambiente. Como vês, não te bastou um SLIME colorido, quiseste comprar TODOS os que estavam à venda na loja. O mesmo pode acontecer com os SLIMES feitos em casa, ou seja, fazer um SLIME colorido e depois não quereres mais parar de fazer SLIMES. Imagina a quantidade de diferentes matérias-primas que vais gastar… Um grande desperdício! Podes divertir-te com as cores de modos criativos e positivos, como por exemplo, se gostas de juntar cores, usando uma tela!

        4. A vontade de fazer um SLIME novo e intensamente colorido pode ser muito grande! Imagina as consequências financeiras para os teus pais. E tudo porque há sempre a possibilidade de fazeres ou comprares um SLIME mais colorido, mais giro, mais mole, mais elástico, mais original, etc. E depois, onde vão parar todos esses SLIMES depois de te desinteressares deles…? Podes gastar menos dinheiro aos teus pais, ou então partilhar esse dinheiro com outras crianças que não tenham possibilidades financeiras para adquirir coisas fundamentais. Assim, poupas os teus pais, o ambiente, ou ajudas alguém que necessita mesmo de coisas essenciais.

        5. Os recursos da Natureza são todos muito preciosos, e por isso devem ser utilizados com critério e bom senso. Além do mais, há pessoas a ganhar muito dinheiro com a exploração desmedida de recursos naturais para financiar coisas terríveis como a guerra. Estou a pensar, por exemplo, na extracção de lápis-lazúli no Afeganistão. O lápis-lazúli é uma rocha metamórfica que contém uma mistura de minerais com lazurite, o que lhe dá uma cor azul intensa, e que depois de transformada é utilizada como pigmento para uso artístico.

        6. Mas para que não penses que não compreendo a SENSAÇÃO INTENSA DE SLIME, não só porque é muito interessante como experiência científica química, mas também porque apela à tua imaginação, à tua disciplina e precisão, se estivermos a pensar em SLIMES feitos por ti, aqui fica o seguinte para os adultos (primeiro vídeo) e para ti (segundo vídeo, em que o que interessa são as cores, não as letras). Espero que gostes!





        Muitos Beijinhos ao Gasparzinho. O Menino-Fantasminha-Amor!!!

        • Oh Mamã!!! Sei muito bem que és tu!!!
          Esse ralho é igualinho igualinho ao último que me deste!!!
          Já sei que os sorrisos atiro às paredes, ao teto e ao chão. As cores não!!!
          As cores é ao papel!!!

          ❤️❤️❤️🎨🖌️🖼️❤️❤️❤️
          👻

  3. Joaquim says:

    há sempre parvos a postar aqui neste local .. FigVi

    • Tu és um adulto que está muito mal-disposto. Devias ir mais vezes à praia da claridade apanhar o lixo com o teu camaroeiro de super-herói.

  4. Joaquim says:

    Parvoices da tua parte, conheço PERFEITAMENTE toda a figueira desde 1970, tenho idade para ser teu pai e nesse tempo a cachopada sabia viver em sociedade com ENORME RESPEITO… esse sim existia, a ti falta-te é levar açoites e um cruz na testa e seres benzido, de modo a que soubesses o que a vida é….. sou super herói sim SOU, ajudei a construir este país, sabes lá o que é querer falar e ter alguém a por detrás da tua porta para levar ente querido nunca mais o veres ………. agora qualquer energumno bla bla bla…. palram….. sou herói e tu o que és,,,,,,, ?????

    • Pois eu sou FILHO e sou PAI. CRIANÇA e ADULTO, e ao MESMO TEMPO.
      Outras vezes sou FILHA e MÃE. CRIANÇA e ADULTA, e ao MESMO TEMPO.
      E digo-te que NUNCA conheceste ninguém assim tão COMPLETO!
      E digo-te que estás MUITO MAL-DISPOSTO! E que isso faz MUITO MAL à TUA SAÚDE!
      Não tens imaginação para me veres como sou na verdade?
      Nós não gostamos de açoites. Só de BEIJINHOS e ABRAÇOS!
      Vai lá à PRAIA da CLARIDADE com o teu camaroeiro de SUPER-HERÓI, por favor.

  5. Joaquim says:

    nem toda a agua dos oceanos conseguem lavar as porcas línguas, …ai se pudesse …. eram todas postas em alto mar….incluindo os parasitas chulos chupistas e afins, ficaria melhor a sociedade sem a escumalha de duas pernas DASSE

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*