Autarquia de Penacova quer criar zonas de proteção em aldeias

Posted by

A Câmara de Penacova quer ajudar a criar zonas de proteção em aldeias do concelho, à imagem do que foi feito na aldeia de Ferraria de São João, Penela, que eliminou os eucaliptos nos 100 metros em redor da localidade.
“O objetivo é basicamente tentar seguir o modelo que tem sido seguido, definir uma determinada área, os tais 100 metros e, nessa área, criar um tipo de ocupação do espaço diferente”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira.
O autarca de Penacova, um dos concelhos que sofreu com os incêndios de 15 de outubro de 2017, já visitou Ferraria de São João, aldeia em Penela afetada pelo grande incêndio de Pedrógão Grande e que decidiu eliminar os eucaliptos numa faixa de proteção de 100 metros à volta da localidade.
O projeto deverá avançar na aldeia de Castinçal, da União de Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego, e também deve ser aplicado em várias das aldeias da antiga freguesia de Friúmes, podendo, neste último caso, surgir em momentos e velocidades diferentes, referiu.

Notícia completa na edição impressa de hoje

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.