Oposição quer que o presidente da Câmara da Figueira da Foz fale durante menos tempo na Assembleia Municipal

Posted by
Spread the love

José Duarte, presidente da Assembleia Municipal da Figueira da Foz

 

 

O período dedicado aos assuntos gerais de interesse do município na Assembleia Municipal (AM) da Figueira da Foz, durante o qual os deputados municipais apresentam propostas e questionam o executivo camarário, tem duração de uma hora.

 

Na sessão da passada terça-feira, o deputado Teotónio Cavaco, líder do PSD naquele órgão autárquico, foi interrompido pelo presidente da mesa, o socialista José Duarte, quando contabilizava dois minutos e 16 segundos de intervenção, depois do presidente da câmara, João Ataíde, ter falado durante 50 minutos, para responder a 13 questões.

O autarca da oposição reclamou, afirmando que João Ataíde falara durante mais tempo do que os deputados. O presidente da AM, o socialista José Duarte, lembrou-lhe que já havia esgotado o seu tempo antes de João Ataíde iniciar a sua sessão de respostas.

João Ataíde disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que o tempo das suas intervenções na AM está “intimamente ligado” às questões que lhe são colocadas e ao “necessário esclarecimento” que lhe compete fazer à assembleia.

No final da sessão, Manuel Rascão Marques e José Duarte protagonizaram momentos de alteração verbal, quando o primeiro fez reparos à forma como o segundo conduzira os trabalhos.

“O presidente da AM faz uma gestão do tempo muito limitativa para os partidos e muito generosa para o presidente da câmara”, atirou o autarca da oposição, falando ao DIÁRIO AS BEIRAS.

“Houve má-fé, porque Teotónio Cavaco, Rascão Marques e Manuel Domingues [do PSD] voltaram a inscrever-se para prejudicarem o andamento da assembleia”, ripostou, por sua vez, o presidente da assembleia.

Com aquele e outros episódios que se produziram naquela sessão da assembleia, a alteração ao regimento ganhou relevância. Aliás, a Comissão Permanente da assembleia deverá reunir-se para apresentar propostas.

A maioria socialista, através de João Portugal, líder do PS na AM, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que está disponível para debater o assunto com a oposição.

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.