Opinião: Tirana vs tirano(s)

Posted by
Spread the love

 

Admito: dos muitos lugares do mundo que me suscitam curiosidade, Tirana (sim, a capital da Albânia) não era um deles. Até há umas semanas atrás, quando ouvi o seu Presidente da Câmara.

Erion Veliaj tem 38 anos, estudou nos EUA e no Reino Unido antes de regressar ao seu país, onde trabalhou em diversas organizações humanitárias e no governo. Em 2015 foi eleito Presidente da Câmara de Tirana.

Em Fevereiro passado, durante o Fórum Urbano Mundial, ouvi-o num par de sessões apresentar entusiasticamente a “sua” cidade: a transformação que fez na praça principal de modo a torná-la mais humana (e verdadeiro ponto de encontro para todas as gerações); a implementação de um sistema de transportes públicos que reduzisse os 700.000 carros que entravam diariamente na cidade; a forma como transformou as escolas em centros comunitários com várias valências; ou as dinâmicas que usava para envolver os cidadãos nos projetos. Como eu, muitos outros ficaram com uma enorme curiosidade de conhecer Tirana.

Por cá, li recentemente um presidente da câmara (do interior) da zona centro contar que, após 6 meses de negociação, tinha conseguido atrair uma empresa tecnológica que ia gerar emprego para cerca de 100 engenheiros. E essa juntava-se a mais uma meia dúzia que também tinha conseguido atrair.

Um bom amigo, ex-candidato autárquico, dizia muitas vezes “O presidente da Câmara tem de ser também um Diretor Comercial do seu município”. Parece que há quem seja.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.